Facebook

Teses e Dissertações


2017


Aluno:Thais Martins da Silva

Título: Obesidade geral e abdominal e seus determinantes em uma população adulta residente na zona rural do município de Pelotas, RS

E-mail:thaismartins88@hotmail.com

Área de concentração:

Orientador:Luciana Tovo Rodrigues

Banca examinadora:Janaina Santos e Maria Cecilia Assunção

Data defesa:01/02/2017

Palavras-chave:

A obesidade é um grave problema de saúde pública em nível mundial e tem sido frequentemente associada à facilidade ao acesso a alimentos de alta densidade energética e ao estilo de vida sedentário, hábitos de vida mais modernos, que surgiram a partir do desenvolvimento tecnológico e social das populações, principalmente as ocidentais (SILVA et al., 2008). A obesidade, sobretudo a abdominal, predispõe a pessoa a uma série de fatores de risco cardiovasculares por associar-se com grande frequência a condições como dislipidemias, hipertensão arterial, resistência à insulina e diabetes mellitus que favorecem a ocorrência de eventos cardiovasculares, particularmente os coronarianos (PINHO et al., 2013)
A Região Sul do Brasil tem passado por profundas transformações na agricultura e no meio rural nos últimos 40 anos, o que tem levado a transformações demográficas, socioeconômicas e epidemiológicas, com consequência direta no perfil do estilo de vidas das populações rurais (WITECK et al., 2010).
Alguns trabalhos têm indicado que as comunidades rurais atuais estão incorporando hábitos da vida urbana, que contribuem para o desequilíbrio do balanço energético e o ganho de peso corporal. Os autores sugerem que essa alta prevalência de obesidade na zona rural seja decorrente das mudanças no modo de vida dessa população, caracterizando o perfil epidemiológico de transição nutricional no campo (MARINHO et al., 2003).
Há uma carência de trabalhos que busquem investigar a prevalência de obesidade geral e abdominal de adultos residentes em áreas rurais do Brasil nos últimos dez anos. Devido ao aumento progressivo da prevalência de obesidade geral e abdominal com consequente aumento do risco de DCNT e diminuição da qualidade de vida, faz-se necessário o estudo nessas populações.
Segundo o censo demográfico do IBGE (2010), 14,9% da população do Estado do Rio Grande do Sul reside em zona rural. No município de Pelotas, especificamente, a população residente no meio rural é de aproximadamente 22 mil indivíduos (6,7%, da população). Pouco se conhece sobre as condições de saúde dessa população. Através do presente estudo, será conhecida a prevalência de obesidade geral e abdominal assim como alguns fatores associados na população rural de Pelotas, o que contribuirá para o melhor entendimento dessa doença em áreas rurais e poderá despertar interesse de novos estudos sobre este importante assunto de saúde pública em uma população pouco estudada.


Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia - Centro de Pesquisas Epidemiológicas