Facebook

Teses e Dissertações


2014


Aluno:Fernando Pires Hartwig

Título: Intolerância à lactose: prevalência, determinantes e associação com consumo de lacticínios e osteoporose

E-mail:

Área de concentração:

Orientador:Cesar Gomes Victora

Banca examinadora:

Data defesa:24/11/2014

Palavras-chave:

O aumento da proporção de idosos no mundo vem sendo detectada e descrita por organizações tais como a Organização Mundial da Saúde (OMS), a qual informa que a proporção de pessoas acima de 60 anos está aumentando em quase todos os países, como um resultado tanto do aumento da expectativa de vida quanto da diminuição das taxas de fertilidade78. É sabido que o envelhecimento é um fator de risco para quase todas as doenças, reforçando a necessidade de melhor estudar esta população. Isto vem sendo mostrado em diversos estudos, inclusive realizados no Brasil79.
A hipolactasia é uma condição fortemente associada com o envelhecimento. Apesar de os sintomas gastrointestinais mais comuns poderem ser observados no início da fase adulta ou mesmo antes,
consequências mais severas, tais como fraturas ósseas, tendem a apresentar maior relação com hipolactasia em idades mais avançadas, como uma consequência da tendência à redução no consumo de cálcio ao longo da vida. O uso de marcadores genéticos de hipolactasia neste projeto se justifica pela grande concordância deste método com o teste de hidrogênio expirado, além da baixa validade observada com o uso de questionários80.
Apesar de os SNPs -13910C>T e -22018G>A (entre outros) já haverem sido estudados no Brasil, a relação destes SNPs com consumo de latícinios no país ainda não foi investigada. É importante identificar em nossa população se alguns indivíduos com marcadores genéticos de hipolactasia conseguem consumir quantidades toleradas de laticínios, e, portanto, manter sua ingestão de cálcio em níveis apropriados23,81.
No contexto de hipolactasia, uma aplicação interessante dos SNPs -13910C>T e -22018G>A seria como indicadores (variáveis instrumentais) genéticos do consumo de laticínios no desenho conhecido como randomização mendeliana (ver Anexo A). Dada a 2ª Lei de Mendel, o genótipo de um indivíduo independe de variáveis que confundiriam a mensuração direta do consumo destes produtos (além de ser robusto contra vieses como de memória, de informação, do entrevistador, entre outros), além de representar um efeito de “intenção de tratar” em desfechos de interesse ao longo de toda a vida do indivíduo. Deste modo, uma vez estimadas as relações entre o SNP e consumo de laticínios e entre o SNP e o desfecho de interesse, pode-se estimar (assumindo uma relação linear entre a exposição e o desfecho) a relação entre o consumo de laticínios e o desfecho de interesse.
O presente estudo visa utilizar dois SNPs na região enhancer do gene LCT (tabela 2) para tirar proveito da variabilidade genética presente em populações brasileiras para melhor compreender a distribuição da hipolactasia, considerando a plausível hipótese de que haplótipos podem apresentar uma maior associação com nível de perda de expressão de lactase e, consequentemente, com consumo de laticínios.


Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia - Centro de Pesquisas Epidemiológicas