Facebook

Teses e Dissertações


2014


Aluno:Maurício Feijó da Cruz

Título: Simultaneidade de fatores de risco para doenças crônicas não transmissíveis entre idosos da zona urbana de Pelotas

E-mail:

Área de concentração:

Orientador:Fernando Cesar Wehrmeister

Banca examinadora:

Data defesa:21/11/2014

Palavras-chave:

Entre os anos 1950 e 2010 (1), a transição demográfica no Brasil ocorreu de forma acelerada quando comparada aos países de maior renda. Além da população brasileira quadruplicar, um aumento na expectativa de vida também foi observado. Entre as décadas de 1990 e 2000, a população começou a se estabilizar e a envelhecer e, hoje, a tendência da pirâmide etária no Brasil é se inverter, com projeções de aumento constante da população idosa até 2050 (19). Paralelamente a isso, também ocorreu uma mudança no perfil de morbimortalidade, sendo, atualmente, as DCNT as mais prevalentes e maiores responsáveis pelos óbitos no país. Devido a essas transições, faz-se necessária uma maior atenção por parte do sistema de saúde do país (5). No Brasil, somente no ano de 2009, (57) a incidência de mortalidade por DCNT foi 66,6%. Esse elevado número de mortes por DCNT mostra a necessidade do aumento do controle e prevenção das doenças crônicas e de seus fatores de risco.
As doenças crônicas são causadas por uma série de fatores de risco, dos quais se pode destacar o tabagismo, o consumo abusivo de álcool, o excesso de peso e a inatividade física. Entre esses fatores, a inatividade física e o excesso de peso são, atualmente, considerados pandemias, (11, 20); o consumo abusivo de álcool é uma das principais causas de morte por acidentes de trânsito; (6, 10) e o tabagismo é o responsável por muitas causas de mortes evitáveis no mundo (7, 8). Individualmente, esses fatores de risco já são responsáveis por uma parte considerável da mortalidade global (6). Entretanto, há a necessidade de avaliá-los de forma simultânea, pois se entende as múltiplas causas como importantes para as DCNT (34, 46-48).
Sendo assim, estudos voltados para avaliação da simultaneidade de fatores de riscos se fazem necessários, a fim de identificar as combinações mais frequentes, uma vez que a ocorrência simultânea e os fatores envolvidos podem variar de acordo com condições sócio-demográficas, como a idade, a cor da pele e o nível socioeconômico. Além disso, deve-se considerar a possibilidade de que as pessoas mais velhas tendem a acumular fatores de risco durante a vida, tornando essa população um grupo vulnerável a um número elevado de fatores de risco.
É possível notar uma carência na literatura de estudos sobre a saúde na população idosa. A grande maioria dos estudos encontrados aborda somente adultos e adolescentes, negligenciando essa faixa etária da população. Porém, existe um número elevado de estudos sobre fatores de risco para doenças crônicas, mas são poucos os que analisam a sua ocorrência simultânea.
Por essas razões, estudos sobre simultaneidade de fatores de risco com idosos, são de extrema importância. Populações de países em processo de rápido envelhecimento e de renda baixa e média não estão preparadas para atender a demanda crescente para prevenção e tratamento de DCNT com eficiência. Identificar agrupamentos de fatores de risco mais comuns pode ser importante para o planejamento de políticas públicas, visando à promoção da saúde e prevenção dessas doenças, de forma a melhorar a qualidade de vida da população.


Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia - Centro de Pesquisas Epidemiológicas