Facebook

Teses e Dissertações


2014


Aluno:Alitéia Santiago Dilélio

Título: Acesso e Utilização da Assistência Médica Ambulatorial ao Adulto na Rede de Serviços de Saúde do Brasil

E-mail:aliteia@gmail.com

Área de concentração:Epidemiologia

Orientador:Luiz Augusto Facchini

Banca examinadora:Marcelo Capilheira, Anaclaudia Fassa e Alicia Matijasevich

Data defesa:18/07/2014

Palavras-chave:Avaliação de serviços de saúde

Introdução: Os sistemas públicos de saúde priorizam o acesso universal, equitativo e integral da população a serviços de saúde de qualidade, independente do nível de atenção e da complexidade do cuidado. Mesmo assim, persistem problemas de equidade e integralidade. O acesso equitativo a serviços de saúde eficientes e de qualidade são um desafio às políticas públicas. A demanda por serviços de saúde resulta da interação entre fatores sociais, econômicos, psicológicos e de morbidade, que influenciam diretamente na utilização e, desta forma, é eminente que os serviços se organizem a fim de atender as necessidades da população tanto em aspectos que se referem à promoção e prevenção, quanto à assistência.
Objetivo: Descrever o acesso e a utilização de serviços ambulatoriais de saúde em uma amostra representativa da população adulta residente em municípios brasileiros de pequeno, médio e grande porte.
Metodologia: Inquérito epidemiológico transversal de base populacional, delineado para a avaliação de desempenho da rede de serviços de saúde. A população-alvo do estudo é constituída por adultos entre 20 e 59 anos de idade residentes em áreas urbanas de municípios de pequeno, médio e grande porte.
Relevância: Ao identificar padrões de utilização dos serviços de saúde no Brasil, o estudo poderá contribuir para a avaliação da assistência médica ambulatorial prestada ao adulto. Também poderá ser útil no delineamento de políticas de saúde, incluindo intervenções para promoção da saúde, prevenção de risco e controle dos agravos.


Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia - Centro de Pesquisas Epidemiológicas