Facebook

Teses e Dissertações


2014


Aluno:Vinícius Paim Brasil

Título: Internações por condições sensíveis à atenção primária no município de Florianópolis-SC, de 2001 a 2011

E-mail:vinipaimbrasil@gmail.com

Área de concentração:Saúde Pública

Orientador:Juvenal Soares Dias da Costa

Banca examinadora:Nêmora Tregnago Barcellos e Bernardo Lessa Horta

Data defesa:27/06/2014

Palavras-chave:Avaliação de serviços de saúde; Internação

O processo de expansão e consolidação da Estratégia Saúde da Família (ESF) em Florianópolis-SC nos últimos anos foi responsável por uma mudança positiva e substancial em muitos indicadores de saúde, especialmente as internações por condições sensíveis a atenção primária à saúde (CSAP).
Neste sentido, um estudo realizado pelo curso de mestrado profissional do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas (PPGE/UFPEL), avaliou as 29.761 internações por estas causas no período de 11 anos (2001 a 2011) verificando as taxas das mesmas, suas causas mais prevalentes, a cobertura por ESF e o investimento financeiro no período.
Os resultados demonstraram crescimento nas taxas por estas internações entre os anos de 2001 e 2005 com posterior diminuição no restante da série histórica, coincidindo com o processo de expansão e consolidação da ESF ocorrido neste mesmo período, especialmente após o ano de 2006.
Quanto aos cinco agravos mais prevalentes nas hospitalizações por CSAP observou-se quatro agravos crônico-degenerativos e um agravo infeccioso, indo ao encontro da transição epidemiológica presente em nosso país, onde o Brasil convive com estes dois grupos de agravos num mesmo espaço de tempo.
Os investimentos financeiros avaliados demonstraram substancial aumento nos recursos aplicados, indo de R$ 67,65 per capita em 2001 para R$ 471,03 no ano de 2011, um aumento no aporte financeiro de aproximadamente sete vezes no período, com percentuais superiores a 60% investidos pelo próprio município em todos os anos avaliados.
Conclui-se neste estudo que investimentos financeiros associados à expansão da ESF na capital catarinense auxiliaram na redução das internações por condições sensíveis a atenção primaria à saúde, demonstrando que a opção realizada pelo município com a expansão desta estratégia se traduziu num indicador positivo na avaliação da gestão em saúde.


Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia - Centro de Pesquisas Epidemiológicas