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Teses e Dissertações


2014


Aluno:Mariane Baltassare Laroque

Título: Avaliação da Atenção Secundária em Saúde Bucal do Centro de Especialidades Odontológicas - CEO Jequitibá, Município de Pelotas, RS.

E-mail:maryblaroque@hotmail.com

Área de concentração:Saúde Pública

Orientador:Anaclaudia Gastal Fassa

Banca examinadora:Luiz Augusto Facchini e Andreia Morales Cascaes

Data defesa:25/06/2014

Palavras-chave:Especialidades Odontológicas; Atenção Secundária; Avaliação em Saúde; Serviços de Saúde Bucal; Acesso aos Serviços de Saúde.

Os Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) são uma iniciativa da Política Nacional de Saúde Bucal, sendo criados para realização de procedimentos de média complexidade no sentido de completar a rede de atenção à saúde bucal da população brasileira, oferecendo um atendimento integral. Este estudo objetiva avaliar a estrutura, o processo de trabalho e os resultados do CEO Jequitibá, no município de Pelotas, estimando também a fila de espera pelo serviço. Para isto, avaliou-se de forma descritiva a estrutura do CEO e o processo de atendimento aos usuários. Através de delineamento transversal investigou-se os resultados de produção alcançados, e também, as características da demanda do serviço, incluindo informações da central de regulação, no período de julho de 2012 a junho de 2013. O CEO Jequitibá tem disponível para o seu funcionamento, dentro da Faculdade de Odontologia, 28 equipos odontológicos, distribuídos entre as especialidades abordadas neste estudo (periodontia, cirurgia e endodontia), disponibiliza 164 horas semanais para atendimento. Conta com 45 alunos, além de 1 profissional responsável pelas endodontias de molares. Foram atendidos no CEO Jequitibá, no período de 1 ano, 940 usuários, observando-se um absenteísmo de 18%. Foram realizados 1502 procedimentos (média de 1,6 por usuário), com 76% de tratamento concluído. A faixa etária atendida no CEO foi semelhante em todas as especialidades compreendendo usuários entre 10 e 87 anos. A maioria dos usuários atendidos foi do sexo feminino, exceto na endodontia de molares, onde o sexo masculino prevaleceu com 51%. A maior parte dos usuários possui apenas o ensino fundamental. Quanto ao tempo de espera para atendimento no CEO, a média entre todas as especialidades foi de 95 dias. E, a média de tempo para conclusão do tratamento foi de 38 dias. Atualmente, segundo informação da central de regulação odontológica do Município, são 849 usuários esperando atendimento no CEO. A central de regulação necessita de protocolos que orientem as prioridades no atendimento. O CEO ficou aquém dos parâmetros de produção exigidos pelo Ministério da Saúde e precisa ampliar a produção, especialmente nos períodos não letivos. Além disso, são necessários novos CEO no município. É importante a reorganização da rede de serviços odontológicos, de forma que a atenção básica e o serviço especializado tenham uma maior definição das ações que devem ser executadas por cada nível de atenção, com otimização dos serviços e maior interação entre eles, respeitando o sistema de referência e contra-referência.


Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia - Centro de Pesquisas Epidemiológicas