Facebook

Teses e Dissertações


2014


Aluno:Flávio Sérgio Chiuchetta

Título: Suporte ventilatório ao nascer e associação com doenças respiratórias aos seis anos: Coorte de Nascimentos de Pelotas de 2004, RS

E-mail:fschiuchetta@terra.com.br

Área de concentração:Saúde Pública

Orientador:Alicia Matijasevich

Banca examinadora:Elaine Albernaz e Fernando Barros

Data defesa:23/04/2014

Palavras-chave:Suporte ventilatório, pneumonia, asma, estudo de coortes, infância.

Objetivo: avaliar a associação entre suporte ventilatório no período neonatal e doenças respiratórias, asma e pneumonia aos seis anos de idade numa coorte de crianças.
Métodos: Estudo de coorte prospectivo iniciado ao nascimento. A exposição principal do estudo foi o suporte ventilatório ao nascimento, definido como o uso de pressão continua positiva nasal (CPAPn) e/ou ventilação mecânica (VM) por mais de três horas desde o momento da hospitalização ao nascimento até os 28 dias de vida. Os desfechos analisados foram a presença de chiado no peito nos últimos doze meses, o diagnóstico médico de asma alguma vez na vida e o episódio de pneumonia ocorrido entre a alta hospitalar ao nascimento e os 6 anos de idade. Foram realizadas análises brutas e ajustadas para potenciais variáveis de confusão usando Regressão de Poisson.
Resultados: Das 3.624 crianças pertencentes à coorte com informação dos desfechos de estudo, 6% hospitalizaram em UTI neonatal ao nascimento e destes quase a metade requereu algum modo de suporte ventilatório. O uso de CPAPn e VM ou unicamente VM esteve associado com chiado no peito e diagnóstico médico de asma mesmo após ajuste para características maternas e das crianças. A associação entre suporte ventilatório e pneumonia nos primeiros seis anos de vida somente esteve presente na análise bruta.
Conclusões: Os resultados do presente estudo alertam para as complicações respiratórias a médio prazo do suporte ventilatório realizado no período neonatal.


Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia - Centro de Pesquisas Epidemiológicas