Facebook

Teses e Dissertações


2014


Aluno:Andreia Morales Cascaes

Título: Desenho de uma intervenção para prevenir cárie precoce na infância por meio da mudança de comportamentos em saúde: abordagem multimétodos

E-mail:andreiacascaes@gmail.com

Área de concentração:Epidemiologia

Orientador:Aluisio J. D. Barros

Banca examinadora:José Leopoldo Ferreira Antunes (USP), Daniela Riva Knauth (UFRGS) e Anaclaudia Gastal Fassa (UFPel)

Data defesa:17/04/2014

Palavras-chave:Cárie dentária; Saúde infantil; Epidemiologia

A cárie é o principal problema de saúde bucal e acomete aproximadamente 60% das
crianças no Brasil. A doença tem efeito cumulativo e é responsável por impacto
negativo na qualidade de vida das crianças e suas famílias, além de demandar
custos aos serviços de saúde. O problema é passível de prevenção por meio de
medidas coletivas e individuais efetivas, como acesso à água fluoretada, uso regular
de dentifrício fluoretado e consumo reduzido de açúcares cariogênicos.
Independente da fluoretação da água, a existência de grupos na população que
concentram a maior parte do problema permanece, o que indica a necessidade de
intervenções educativas. Metanálises e revisões sistemáticas apontam para a
ausência ou baixa efetividade de intervenções educativas para prevenção de cárie.
No geral, a qualidade metodológica dos estudos é fraca, as intervenções falham no
planejamento prévio e embasamento teórico e desconsideram o contexto
sociocultural e os determinantes da regulação dos comportamentos. O objetivo do
presente trabalho foi desenhar uma intervenção culturalmente apropriada para
prevenir cárie em crianças por meio da mudança de comportamentos na família que
possa ser integrada aos serviços de atenção primária no Brasil. Revisões
sistemáticas de literatura identificaram os principais fatores de risco modificáveis
para a cárie na infância e as evidências de intervenções para sua prevenção. Dados
provenientes do subestudo de saúde bucal da Coorte de Nascimentos de 2004 de
Pelotas com 1.223 pares de mãe-filho revelaram a prevalência de cárie, placa e dor,
bem como a frequência dos comportamentos em saúde bucal das crianças e suas
famílias. Entrevistas qualitativas com 32 cuidadores principais das crianças
participantes da Coorte de 2004 destacaram os significados atribuídos saúde bucal e
dentição decídua, as concepções, motivações e barreiras para adoção de
comportamentos preventivos em saúde bucal. Seis grupos focais com profissionais
de saúde, agentes comunitárias e famílias do público-alvo forneceram ideias dos
desafios e oportunidades para atingir o público-alvo e opiniões nos aspectos
logísticos da intervenção e de materiais educativos com o intuito de aumentar a
aceitabilidade e viabilidade do programa. Os resultados de diferentes abordagens
metodológicas foram combinados para identificar relevantes determinantes dos
comportamentos preventivos e definir métodos e estratégias da intervenção
apropriados às necessidades do público-alvo. A intervenção é composta por dois
componentes: a) sete sessões educativas a serem aplicadas em grupo, tendo uma
videonovela, desenhada especificamente para o projeto, com a principal estratégia
de comunicação, b) uma campanha de saúde bucal com materiais educativos
impressos voltados para os pais e as crianças. O processo de planejamento
participativo foi útil no desenvolvimento de uma intervenção viável e baseada em
teoria, que além de orientar uma avaliação de processo também amplia o potencial
de efetividade da intervenção. Um ensaio randomizado e controlado em escala piloto
está sendo planejado para avaliar a real viabilidade e efetividade da intervenção.


Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia - Centro de Pesquisas Epidemiológicas