Facebook

Teses e Dissertações


2013


Aluno:Juliana Pires Carús

Título: Caracterização de refeições realizadas em casa e fora de casa por adultos

E-mail:

Área de concentração:

Orientador:Aluisio J. D. Barros

Banca examinadora:Samanta W. Madruga e Denise P. Gigante

Data defesa:10/01/2013

Palavras-chave:Consumo de alimento; Hábitos alimentares; Epidemiologia

Observa-se, atualmente, uma tendência de aumento no consumo de alimentos
produzidos pela indústria alimentícia, com diferentes graus de processamento e cuja composição apresenta maiores quantidades energéticas, conservantes, gorduras, açúcares e poucas fibras e nutrientes. Ao longo das últimas décadas, houve um aumento progressivo nas prevalências de consumo de alimentos fora de casa, substituindo-se a comida caseira tradicional, constituída, por exemplo, de arroz e feijão, por refeições rápidas, altamente processadas e prontas para o consumo.
A maior frequência de consumo de refeições rápidas é um dos fatores que leva ao desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis como obesidade,
hipertensão, diabetes tipo 2 e demais doenças cardiovasculares. Esse conjunto de doenças é responsável por 60% das mortes e incapacidade em todo o mundo, numa escala progressiva, podendo chegar a 73% de todas as mortes em 2020.
A literatura tem mostrado desvantagens relacionadas a uma alimentação baseada em alimentos com alto grau de processamento e o consumo frequente destes. Ressalta-se que o maior consumo de produtos alimentares prontos, que apresentam o ultraprocessamento, pode levar a problemas de saúde futuros devido à grande quantidade de conservantes, gorduras, açúcares e menor quantidade de fibras e nutrientes para uma alimentação saudável.
E esses dados ressaltam a importância de se obter informações para avaliar o perfil das refeições realizadas pelos indivíduos, caracterizando o local e o tipo de preparação consumida, motivou esta pesquisa. O foco dos estudos encontrados,apenas caracterizavam se a refeição era realizada em casa ou fora de casa, sem detalhar o tipo de preparação, nem informar sobre o local, fora de casa, onde foram realizadas as refeições.
Este projeto se propõe,então, a traçar o perfil de refeições realizadas pelos
indivíduos, identificando o local e a forma como as refeições são realizadas.
Pretende-se, em um estudo de base populacional, obter maior detalhamento da
frequência de consumo de refeições fora de casa, além de maiores informações sobre as refeições dos dois dias precedentes à entrevista, ampliando o conhecimento disponível sobre o perfil de refeições realizadas e sua caracterização, conforme características socioeconômicas e demográficas.


Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia - Centro de Pesquisas Epidemiológicas