Facebook

Teses e Dissertações


2012


Aluno:Bruno Pereira Nunes

Título: Acesso aos serviços de saúde em adolescentes e adultos na cidade de Pelotas-RS

E-mail:

Área de concentração:

Orientador:Luiz Augusto Facchini

Banca examinadora:Alicia Matijasevich e Oswaldo Yoshimi Tanaka

Data defesa:18/12/2012

Palavras-chave:Avaliação de serviços de saúde; Epidemiologia

A prevalência e os fatores associados de utilização de serviços, principalmente médicos e na população adulta, estão bem estabelecidos na literatura. Em muitos desses estudos, a nomenclatura de acesso é utilizada como sinonímia de utilização. Não obstante, o acesso é mais abrangente, não se restringindo apenas a obtenção do cuidado ofertado, contemplando a demanda não-satisfeita e as dificuldades enfrentadas pelos indivíduos para utilizar os serviços de saúde. Informações sobre as características do acesso que resultaram na utilização, a demanda reprimida e não-satisfeita, e indicadores de qualidade e satisfação do usuário com os serviços de saúde são informações parcamente encontradas, principalmente ao nível municipal.
Sendo assim, justifica-se a investigação, através de um estudo de base populacional em Pelotas sobre o acesso aos serviços de saúde e a qualidade
da atenção prestada à população. O entendimento de fatores que definem a busca e a escolha dos serviços de saúde pelos usuários poderá trazer benefícios econômicos e organizacionais ao SUS, facilitando o enfrentamento de desigualdades e iniquidades no acesso e orientando os serviços ao perfil de necessidades da população.


Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia - Centro de Pesquisas Epidemiológicas