Facebook

Teses e Dissertações


2012


Aluno:Márcio Botelho Peixoto

Título: Prática de atividade física e suporte social em adolescentes: um estudo de base populacional

E-mail:

Área de concentração:

Orientador:Pedro Curi Hallal

Banca examinadora:Mário Renato Azevedo Jr e Helen Gonçalves

Data defesa:17/12/2012

Palavras-chave:Atividade física; Suporte social; Adolescentes; Epidemiologia

O suporte social está presente em pesquisas na área de atividade física e saúde há muitos anos, no entanto, existe uma intensa discrepância em como avaliar este aspecto na literatura científica. O presente estudo pretende direcionar esforços para a avaliação do suporte social emocional através do incentivo e apoio de amigos e familiares para prática de atividade física em adolescentes, utilizando questionário validado em adolescentes brasileiros.
O suporte social é um importante e consistente determinante da atividade física. Na revisão da literatura, observamos que poucos estudos analisaram a associação entre o nível de atividade física e o suporte social em adolescentes, principalmente com estudos de base populacional em países de renda baixa ou média, como o Brasil.
A temática de suporte social é mais avaliada em países de renda alta; no entanto, as particularidades demográficas e regionais certamente influenciariam a atividade física de maneira diferente, ou seja, o contexto em estudo, referente ao suporte social é indispensável de ser problematizado. Tantas barreiras e determinantes peculiares de nossa população justificam pensarmos diferentes interações do suporte social e a atividade física na população jovem brasileira.


Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia - Centro de Pesquisas Epidemiológicas