Facebook

Teses e Dissertações


2012


Aluno:Carolina de Vargas Nunes Coll

Título: Comparação da prática de atividade física em adolescentes de Pelotas-RS em um período de seis anos

E-mail:

Área de concentração:

Orientador:Andréa Homsi Dâmaso

Banca examinadora:Pedro Hallal e José Cazuza de Farias Júnior

Data defesa:14/12/2012

Palavras-chave:Atividade física; Adolescentes; Epidemiologia

Os benefícios da prática regular de atividade física na adolescência estão amplamente difundidos na literatura. Apesar disso, a prevalência de inatividade física entre os adolescentes se mantém elevada. Tendo em vista que adolescentes ativos apresentam maior probabilidade de se tornarem adultos ativos, a elevada inatividade física encontrada nesse grupo populacional se torna ainda mais relevante no âmbito da saúde pública. Dentro desse contexto, o monitoramento da atividade física de adolescentes se torna uma ferramenta de diagnóstico e acompanhamento do quadro comportamental estabelecido. Essas informações poderão servir como base para o planejamento de intervenções, e poderão ser usadas como indicadores na avaliação destas.
Além disso, é difícil detectar estudos com metodologias e resultados comparáveis na área. Há uma vasta heterogeneidade de instrumentos, definições de desfechos e contextos de aplicação, o que acaba tornando as comparações bastante limitadas.
No Brasil o monitoramento da prática de atividade física em adolescentes foi iniciado com a PeNSE, cujos dados são representativos dos adolescentes residentes nas capitais do país. Nossos resultados serão pioneiros em cidades do interior do país.
O presente estudo justifica-se também pela comparação dos níveis atuais de atividade física dos adolescentes de Pelotas, com dados coletados seis anos atrás, utilizando o mesmo instrumento de pesquisa, faixa etária, além de processo de amostragem e metodologia comparáveis.


Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia - Centro de Pesquisas Epidemiológicas