Facebook

Teses e Dissertações


2012


Aluno:Marília Arndt Mesenburg

Título: Avaliação temporal de comportamentos de risco e percepção de vulnerabilidade para DST/AIDS em mulheres na cidade de Pelotas: 1999-2012

E-mail:mariliamesenburg@yahoo.com.br

Área de concentração:

Orientador:Mariângela Freitas da Silveira

Banca examinadora:Angélica Espinosa Barbosa Miranda (UFES) e Ana Maria Baptista Menezes

Data defesa:17/12/2012

Palavras-chave:Saúde da mulher; DST; AIDS; Epidemiologia

Estima-se que anualmente 340 milhões de pessoas sejam infectadas com alguma DST curável e que ocorram milhões de novos casos de DST virais, inclusive HIV (1), trazendo um grande ônus para a saúde pública e economia mundiais. No Brasil, em 2010, o Sistema Único de Saúde gastou R$784.000.000 somente com aquisição e distribuição de medicamentos para tratamento de DST/AIDS.
As mulheres já somam mais de 50% de todos os casos de HIV/AIDS no
mundo e a razão entre os sexos de casos da doença vem diminuindo. (5) No Brasil, o contato sexual heterossexual é responsável por 91,2% dos novos casos de HIV/AIDS em mulheres. Portanto conhecer o comportamento sexual dessa população é fundamental para determinar a prevalência de vulnerabilidade às DST/AIDS e assim planejar e direcionar esforços preventivos.
Acima de tudo, a oportunidade de replicar o estudo sobre o comportamento sexual feminino na cidade de Pelotas conduzido em 1999 (32) permitirá conhecer o contexto atual de vulnerabilidade e os fatores associados aos comportamentos de risco entre mulheres, bem como realizar uma avaliação temporal, que poderá refletir a efetividade de ações de conscientização e prevenção lançadas nos últimos anos.


Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia - Centro de Pesquisas Epidemiológicas