Facebook

Teses e Dissertações


2012


Aluno:Lenise Menezes Seerig

Título: Motociclistas: Perfil, prevalência de uso da moto e acidentes de trânsito- Estudo de base populacional

E-mail:leniseseerig@yahoo.com.br

Área de concentração:

Orientador:Fávio Fernando Demarco

Banca examinadora:Elaine Tomasi e Ricardo Pinheiro (UCPel)

Data defesa:12/12/2012

Palavras-chave:Motocicleta; Acidente de trânsito; Epidemiologia

Estudo de base populacional do tipo transversal foi realizado em Pelotas, sul do Brasil, com o objetivo de descrever o perfil dos usuários de moto, determinar a prevalência de uso além de relacionar os acidentes com lesão corporal ocorridos nos últimos doze meses. O processo de amostragem foi em duplo estágio, tendo como unidade primária setor censitário e secundária o domicílio. Incluiu 3004 pessoas de 10 a 59 anos, residentes na zona urbana, entrevistados através de um questionário estruturado. O desfecho investigado foi o uso atual da moto (como condutor ou carona). As variáveis independentes estudadas foram sexo, idade (anos completos), cor da pele, escolaridade (anos completos de estudo) e nível econômico (medido através do índice de bens em quintis). A análise descritiva utilizou o programa stata 12 com comando svy para amostra de conglomerados.
A prevalência de utilização da motocicleta foi de 25,1% (IC 95% 22,6-27,60). A maioria dos condutores foi do sexo masculino (79%), enquanto que as mulheres foram maioria na condição de carona (73%). Em relação a faixa etária, os adolescentes (10- 17 anos) utilizaram a moto predominantemente na condição de carona (23,1%). Cerca de 40% não utilizaram a cinta jugular do capacete corretamente e a grande maioria (75,9%) percebeu como muito alto o risco de acidentes de moto. Em relação aos acidentes a prevalência foi de 8% (IC95% 5,6-10,3) e foi maior entre os homens de 18 a 35 anos.
Com base nos resultados concluímos que o uso da moto não tem nicho específico e que as políticas preventivas de acidentes e fiscalizadoras devem ser dirigidas a população em geral.


Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia - Centro de Pesquisas Epidemiológicas