Aluno:Renata Moraes Bielemann
Título: Validação de uma Medida Subjetiva para Avaliação da Prática de Atividade FĂsica em Crianças
Área de concentração:Epidemiologia
Orientador:Denise Petrucci Gigante
Banca examinadora:Alex AntĂ´nio Florindo- USP; Bernardo Lessa Horta - UFPel
Data defesa:09/11/2010
Palavras-chave:Prática de atividade fĂsica, criança, medida subjetiva
Atualmente está bem estabelecida a importância da atividade fĂsica na prevenção de doenças crĂ´nicas. No entanto, a maioria dos estudos que avaliam esse tema Ă© realizada com população adulta, sendo a atividade fĂsica na infância pouco estudada, principalmente em paĂses de renda mĂ©dia ou baixa, como o Brasil. Em vista disso, a professora de Educação FĂsica Renata Moraes Bielemann, que está concluindo o mestrado em Epidemiologia, realizou um estudo sobre os mĂ©todos de avaliação da atividade fĂsica em crianças. A medida de atividade fĂsica pode ser feita atravĂ©s da aplicação de um questionário ou de aparelhos mais objetivos, como os acelerĂ´metros, que sĂŁo utilizados geralmente adaptados Ă cintura e que medem o tempo e intensidade em que as atividades fĂsicas diárias sĂŁo realizadas. Esses instrumentos sĂŁo considerados os mais adequados para informar a atividade fĂsica habitual. A atividade fĂsica de crianças de 4 a 11 anos, moradoras na zona urbana de Pelotas foi avaliada atravĂ©s do acelerĂ´metro no primeiro semestre de 2010 e foi possĂvel constatar que trĂŞs de cada quatro crianças realizavam atividade fĂsica de acordo com as recomendações, ou seja, pelo menos 60 minutos por dia de atividade moderada ou vigorosa. Assim, esses resultados mostram que a prática de atividade fĂsica parece nĂŁo constituir um problema importante nesse grupo etário, onde o aumento na ocorrĂŞncia de obesidade e de suas consequĂŞncias tambĂ©m já Ă© observado. Considerando que o acelerĂ´metro Ă© um instrumento caro e que nem sempre está disponĂvel, este estudo comparou a atividade fĂsica medida atravĂ©s do acelerĂ´metro com aquela obtida por um questionário simples e com poucas perguntas. No entanto, os resultados mostram que o questionário, embora de mais fácil, barata e rápida aplicação, nĂŁo foi capaz de avaliar a atividade fĂsica dessas crianças da mesma forma que o acelerĂ´metro. Assim, o estudo conclui que a utilização desses aparelhos ainda Ă© a melhor medida a ser utilizada na avaliação da atividade fĂsica na população infantil.