Facebook

Teses e Dissertações


2009


Aluno:Paula Lamb Quilião

Título: A saúde do trabalhador no município de Alegrete-RS: uma análise de dados secundários

E-mail:

Área de concentração:Saúde Pública

Orientador:Anaclaudia Gastal Fassa

Banca examinadora:Luiz Augusto Facchini-UFPel; Maria da Graça Luderitz Hoefel-Ministério da Saúde.

Data defesa:01/12/2009

Palavras-chave:

OS CERESTs são unidades de saúde que devem dar suporte técnico e institucional para que o SUS desenvolva a Atenção Integral à Saúde do Trabalhador de forma hierarquizada. Alegrete é o primeiro município em número de Comunicações de Acidentes de Trabalho (CATs) graves ou fatais entre trabalhadores rurais no Estado. Os acidentes e as doenças do trabalho afetam principalmente adultos jovens ativos trazendo prejuízos para o trabalhador, para seus dependentes e também, para sociedade. O CEREST–Oeste deveria estar em funcionamento desde 2004. Assim, é preciso que a comunidade se mobilize para superar as barreiras existentes para a implantação do Centro, de forma a otimizar o enfrentamento dos graves problemas de saúde do trabalhador na região.
Com o objetivo de acelerar o processo de implantação e subsidiar o planejamento do CEREST-Oeste, foi realizado um estudo que avaliou o nível de implantação do centro, examinando as dificuldades existentes no processo e identificou as características ocupacionais e de saúde dos trabalhadores do município. Este estudo foi desenvolvido pela fisioterapeuta e responsável pela Unidade Municipal em Saúde do Trabalhador Paula Lamb Quilião, sob orientação da Profa Dra Anaclaudia Gastal Fassa como parte de sua dissertação de Mestrado Profissionalizante em Saúde Pública Baseada em Evidências, do Programa de Pósgraduação em Epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas.
O principal problema identificado na implantação do CEREST-Oeste foi a falta de articulação entre as diferentes esferas de governo. Uma grande responsabilidade acaba recaindo sobre o município sede, mas tendo em vista o caráter regional do centro, é preciso viabilizar acordos com o estado e com os outros municípios da região para compartilhar as responsabilidades. Esta falta de articulação acarretou atrasos na construção da área física; indefinição sobre a responsabilidade na manutenção do prédio e dos recursos humanos; estragos por desuso de equipamentos que não foram colocados em funcionamento; bem como, desmobilização das ações de vigilância em saúde do trabalhador.
Desde 2008 um novo ânimo foi dado para continuidade da implantação culminando na elaboração do Projeto de habilitação junto ao Ministério da Saúde. Os gestores, os profissionais da saúde e o controle social precisam conhecer a atribuição de cada esfera governamental e devem trabalhar de forma articulada para viabilizar a implantação e o pleno funcionamento do Centro. Para isto, é importante o fortalecimento do controle social através da criação da Comissão Intersetorial em Saúde do Trabalhador (CIST) e a formação imediata de uma equipe técnica inicial que dê suporte ao processo de implantação, faça o planejamento e desenvolva as atividades pertinentes ao CEREST-Oeste.


Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia - Centro de Pesquisas Epidemiológicas