Facebook

Teses e Dissertações


2009


Aluno:Leonardo Alves

Título: Prevalência de Angina em Pelotas/RS

E-mail:leoalves@cardiol.br

Área de concentração:-

Orientador:Juraci Almeida Cesar

Banca examinadora:Aluisio Barros e Ana Borges

Data defesa:12/02/2009

Palavras-chave:

 

ARTIGO

 

Prevalência de angina em Pelotas, RS

 

RESUMO

 

Fundamento: A cardiopatia isquêmica é a doença responsável pelo maior número de mortes no mundo, sendo a angina sua principal manifestação.

 

Objetivo: Determinar a prevalência de angina e de possível angina e sua distribuição conforme as principais características sócio-demográficas entre adultos com idade igual ou maior que 40 anos.

 

Métodos: Estudo transversal de base populacional com moradores na área urbana da cidade de Pelotas (RS) entre os meses de outubro e dezembro de 2007. O plano de amostragem adotado foi por conglomerados em dois estágios – setores censitários e domicílios. As prevalências de angina e de possível angina foram definidas de acordo com o questionário de Rose. Essas condições foram avaliadas conforme as características sócio-demográficas: idade, sexo, cor da pele, condição econômica e escolaridade. Para a coleta dos dados, foram aplicados questionários padronizados por meio de entrevista com os indivíduos em seus domicílios. A taxa de não respondentes foi de 6,8%.

 

Resultados: A prevalência de angina entre os 1.680 indivíduos participantes do estudo foi de 8,2 % (IC 95%: 6,7 – 9,6) e de possível angina, 12,3% (IC 95%: 10,6 – 14,0). As prevalências de angina e de possível angina foram maiores entre os indivíduos do sexo feminino, de cor da pele preta/parda, de pior condição econômica e de menor escolaridade. A prevalência de angina foi maior entre indivíduos mais velhos enquanto que não se observou diferença para possível angina.

 

Conclusão: A prevalência de angina e de possível angina mostrou-se altamente prevalente acometendo cerca de 20% da população de Pelotas.

 

Palavras-chave: Angina, prevalência, população, estudos transversais


Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia - Centro de Pesquisas Epidemiológicas