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Teses e Dissertações


2004


Aluno:Maria Alice de Oliveira Dode

Título: Campanha Nacional de Detecção do Diabetes Mellitus em uma cidade do sul do Brasil: Quem participou?

E-mail:malicedode@terra.com.br

Área de concentração:Epidemiologia dos Serviços de Saúde

Orientador:Maria Cecília Formoso Assunção

Banca examinadora:Cesar Victora, Luiz Augusto Facchini e Maria Inês Schmidt

Data defesa:25/10/2004

Palavras-chave:Diabetes Mellitus, Campanha de Detecção, Epidemiologia

Resumo dos Artigos:

CAMPANHA DE DETECCÃO DE DIABETES: UM ESTUDO DE BASEPOPULACIONAL NO SUL DO BRASIL

Objetivo. Medir cobertura e foco da Campanha Nacional de Detecção de Diabetes Mellitus no Brasil (CNDDM); descrever os subgrupos da população com alta taxa de participação.

Métodos. Estudo transversal de base populacional, incluindo indivíduos de 40 anos ou mais, residentes na zona urbana de Pelotas. A cobertura foi definida como a proporção de indivíduos da população alvo que realmente participaram da campanha. O foco foi definido como a proporção dos indivíduos que participaram da campanha e que pertenciam à população alvo dentre os testes realizados.

Resultados. As coberturas encontradas foram de 45,8% (IC95% 43,0-48,5). O foco foi 46,5% (IC95% 42,8-50,2). Na análise bruta, participação na campanha foi maior entre mulheres, maior idade, menor escolaridade, aqueles com sobrepeso ou obesos, aqueles com hipertensão, dislipidemia e diabetes. Após ajuste, somente os efeitos de sexo e idade permaneceram estatisticamente significantes. Das 480 pessoas maiores de 40 anos, captadas pela campanha, 14,3% informaram glicemias acima de 140 mg/DL e 1,5% confirmaram o diagnóstico. Todos os diagnosticados no momento estão em tratamento.

Conclusões. Em Pelotas a campanha teve baixa cobertura e não foi focalizada. Outras estratégias devem ser usadas para detectar novos casos de diabetes e mais importante, melhorar o cuidado dos pacientes diagnosticados.Palavras-chave. Rastreamento, base populacional, diabetes mellitus, cobertura, epidemiologia.

Objective: To measure the coverage and focus of the Brazilian National Campaign of Detection of Diabetes Mellitus; and to describe the sub-groups of the population with higher participation rates.

Methods: Population-based cross-sectional survey, including individuals aged 40 years or more, resident in the urban area of Pelotas, a Southern Brazilian city. Coverage was defined as the proportion of individuals from the targetpopulation who actually participated of the campaign. Focus was defined as the proportion of individuals who participated of the campaign that belonged to the target-population between all the tests realized.Results: The coverage was 45.8% (IC95% 43.0-48.5) and the focus was 46.5% (IC95% 42.8-50.2). In the crude analysis, participation in the campaign was higher among women, older adults, low-educated, those overweight or obese, those with hypertension, dyslipidemia and diabetes. After adjustment, only the effects of sex and age remained statistically significant. Out of the 480 individuals who took part, 14.3% had test results above 140 mg/DL, and 1.5% had a confirmed diagnosis of diabetes. All these diagnosed are in treatment now.

Conclusions: In Pelotas, the campaign had low coverage and was not focused. Other strategies are therefore warranted to detect new cases of diabetes and more importantly, to improve care of diagnosed patients.

Key Words: Screening, population based, diabetes mellitus, coverage, epidemiology


Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia - Centro de Pesquisas Epidemiológicas