Facebook

Teses e Dissertações


2007


Aluno:João Joaquim Freitas do Amaral

Título: Avaliação do manejo de casos dos profissionais de saúde na Estratégia de Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância (AIDPI) em quatro Estados do Nordeste do Brasil

E-mail:joaoamaral@terra.com.br

Área de concentração:-

Orientador:Cesar Gomes Victora

Banca examinadora:Luiz Augusto Facchini, Juraci Almeida Cesar e Oswaldo Yoshimi Tanaka

Data defesa:27/04/2007

Palavras-chave:AIDPI; manejo de casos; avaliação de programas de saúde

Efeito da Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância (AIDPI) sobre o desempenho de profissionais de saúde no Nordeste do Brasil

Uma avaliação está sendo realizada entre cinco países, inclusive o Brasil, para determinar a efetividade, custo e impacto da Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância (AIDPI). Os autores examinam o efeito da AIDPI sobre a qualidade da assistência prestada a crianças abaixo de cinco anos em consultas realizadas em serviços de saúde. Foi feito um inquérito em 24 serviços de saúde (12 com AIDPI) em cada um de quatro estados do nordeste. Avaliou-se a qualidade da assistência prestada às crianças entre 2 meses e 5 anos de idade que freqüentavam os serviços. Profissionais de saúde treinados em AIDPI prestavam assistência significativamente melhor, comparada com aqueles sem treinamento em AIDPI. Foram observadas diferenças significativas entre profissionais com e sem treinamento em AIDPI, na avaliação da criança, classificação da doença, tratamento e comunicação com os pais ou cuidadores. Enfermeiros treinados em AIDPI mostravam desempenho tão bom quanto, e às vezes melhor do que médicos treinados em AIDPI. Os autores concluem que, embora ainda exista espaço para melhoria, o treinamento em AIDPI melhora o desempenho dos profissionais de saúde no tratamento de crianças, e que as regiões brasileiras que ainda não implementaram a AIDPI devem ser incentivadas com o intuito de adotá-lo.

Palavras-chave: Serviços de Saúde; Qualidade dos Cuidados de Saúde; Avaliação

Fatores associados à implantação da estratégia de Atenção Integrada às Doenças Prevalentes da Infância (AIDPI) em três estados do Nordeste do Brasil

Objetivos: A maioria das mortes em crianças é evitável. A estratégia AIDPI desenvolvida pela OMS/UNICEF pretende reduzir a mortalidade infantil através de ações para melhorar o desempenho dos profissionais de saúde, a organização do sistema de saúde e as práticas da família e da comunidade. Este trabalho visa descrever fatores associados à implantação da AIDPI em três estados do nordeste do Brasil.

Métodos: Estudo ecológico comparando a distribuição da implantação da AIDPI com variáveis independentes econômicas, geográficas, ambientais, nutricionais, organização do serviço de saúde e mortalidade infantil. Esses fatores foram avaliados através de um modelo hierárquico utilizando regressão de Poisson para o cálculo de razões de prevalência após ajuste para fatores de confusão.

Resultados: Foram incluídos 443 municípios nos estados do Ceará, Paraíba e Pernambuco, dos quais 54% possuíam a estratégia AIDPI. Os fatores significativamente associados com a ausência da AIDPI, após controle para fatores de confusão, foram: menor IDH, menor população e maior distância da capital. As variáveis: menor renda per capita e pior taxa de abastecimento de água apresentaram valores próximos da significância estatística.

Conclusões: Houve iniqüidade na implantação da AIDPI, pois municípios de maior risco para a saúde infantil apresentaram menores taxas de implantação. São necessárias, portanto, políticas de saúde que reforcem a implantação da AIDPI em municípios de maior risco.

Palavras-chave: Estudos de Avaliação, Saúde da Criança, Serviços de Saúde da Criança, Assistência à Saúde, Mortalidade Infantil.

Efeito da Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância (AIDPI) sobre o desempenho dos trabalhadores de saúde: revisão sistemática

Objetivo: A estratégia AIDPI (Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância) visa melhorar o desempenho de trabalhadores de saúde atuando no nível primário. Até o momento não existem revisões sistemáticas da literatura demonstrando se o treinamento em AIDPI efetivamente resulta em uma melhor qualidade do atendimento. Esta revisão avalia o manejo de casos por profissionais de saúde treinados nesta estratégia.

Métodos: Foram revisados estudos nas bases de dados MEDLINE, LILACS, PAHO e WHOLIS com as palavras-chave: AIDPI, IMCI e AIEPI; além de documentos da OPAS, OMS e do Ministério da Saúde do Brasil, de janeiro de 1993 até julho de 2006. A qualidade metodológica dos artigos foi avaliada pelos critérios de Downs e Black.

Resultados: Trinta e três artigos foram identificados. Desses, quatorze tinham como objetivo validar os algoritmos da AIDPI obtendo altos níveis de sensibilidade e especificidade para as principais doenças. Dez artigos avaliaram o desempenho do trabalhador de saúde sem incluir um grupo externo de comparação, e nove artigos compararam o desempenho de trabalhadores de saúde treinados e não treinados na estratégia. Os estudos mostraram evidência significativa de melhora no desempenho dos trabalhadores de saúde em unidades com AIDPI. Os principais problemas metodológicos encontrados foram a falta de controle de fatores de confusão e a falta de registro do poder estatístico.

Conclusões: Há evidências científicas de melhoria do cuidado às crianças em unidades com profissionais treinados em AIDPI.

Palavras-chave: Criança, Literatura de Revisão, Avaliação de Desempenho, AIDPI.


Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia - Centro de Pesquisas Epidemiológicas