Facebook

Sala de Imprensa

18/05/2021

Cientistas descobrem primeiro coquetel de exercícios para a longevidade

Christian Northe/Pixabay


 · Cientistas encontram fórmula para reduzir em 30% as chances de morte prematura - fazer três minutos de atividade física moderada a vigorosa para cada hora de tempo sentado

· Estudo de quatro anos é o primeiro do mundo a apresentar o coquetel ideal de atividade física para uma vida mais longa e saudável

· Especialistas advertem que ficar sentado por muito tempo pode desfazer todo o benefício da prática de exercícios 

Uma equipe internacional de cientistas, liderada pela Universidade Caledônia de Glasgow (CGU, na sigla em inglês), encontrou o coquetel perfeito de atividade física para uma vida mais longa e saudável.

De acordo com os especialistas, a fórmula ideal para reduzir em 30% as chances de morrer precocemente é fazer três minutos de exercícios moderados a vigorosos ou 12 minutos de atividade física leve para cada hora diária de tempo sentado.

Estudos anteriores haviam analisado o impacto de um ou outro tipo de atividade física isoladamente, mas estas são as primeiras evidências em relação à combinação ideal - ou ao coquetel – de tipos de atividade física necessários para a longevidade.

O estudo de quatro anos, publicado no British Journal of Sports Medicine, é o maior do tipo já realizado no mundo, tendo por base a análise de dados de seis estudos anteriores que incluem mais de 130 mil adultos do Reino Unido, dos Estados Unidos e da Suécia.

A pesquisa, liderada pelo professor de dinâmica do comportamento em saúde da CGU, Sebastien Chastin, tem coautoria do professor do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas, Pedro Hallal.

O grupo de pesquisa utilizou monitores de atividade física nos participantes e aplicou uma técnica chamada de análise composicional para determinar como diferentes combinações de atividades físicas afetam a mortalidade, incluindo exercícios moderados a vigorosos (como caminhada rápida, corrida ou outras atividades que aumentam o ritmo cardíaco), atividade física leve (como caminhada casual ou trabalhos domésticos), e comportamento sedentário.

Os pesquisadores descobriram que seguir a recomendação atual de 30 minutos por dia de atividade física moderada a vigorosa reduz as chances de morte precoce em até 80%, mas apenas para pessoas que passam menos de sete horas por dia sentados. Para pessoas excessivamente sedentárias (que passam de 11 a 12 horas por dia sentadas), esse efeito de redução do risco de mortalidade desaparece mesmo quando elas seguem a recomendação, segundo a pesquisa.

“Nossa nova fórmula revela que três minutos de exercício moderado a vigoroso para cada hora de tempo sentado proporciona o equilíbrio adequado e contribui para uma vida mais longa e saudável. No tempo restante, as pessoas devem se movimentar o máximo possível, além de ter um boa noite de sono. Este coquetel, ou fórmula simples, garante proteção à saúde das pessoas”, diz Chastin.

O pesquisador alerta que “trinta minutos de atividade física por dia ou 150 minutos por semana é a recomendação, mas a pessoa pode perder todo o benefício potencial se passar muito tempo sentada. Queríamos descobrir qual era o coquetel perfeito de atividade física ao longo de um dia para a máxima saúde, em termos de tempo gasto sentado, fazendo exercícios, apenas se movendo e dormindo - e como tudo isso funciona em conjunto".

De acordo com Chastin, um dos primeiros passos da pesquisa foi introduzir um conceito inteiramente novo na forma de tratar os dados de atividade e utilizar a análise composicional. “É um processo muito semelhante a entender o modo como misturamos ingredientes, como em uma receita ou em um coquetel, para obter a melhor fórmula de longevidade da saúde”.

"Este é o maior estudo do mundo sobre o melhor coquetel de atividades físicas para longevidade e proteção contra doenças. Analisamos dados de seis estudos diferentes ao redor do mundo que utilizaram sensores para medir o movimento de mais de 130 mil pessoas ao longo do dia. São dados realmente confiáveis", comenta o cientista.

Os pesquisadores constataram ainda que existe mais de uma combinação de atividades que se relacionam a uma redução de 30% nas chances de morte prematura:

- 55 minutos de exercícios físicos, quatro horas de atividade física leve, e 11 horas de tempo sentado

- 13 minutos de exercícios físicos, cinco horas e meia de atividade física leve, e 10,3 horas de tempo sentado

- três minutos de exercícios físicos, seis horas de atividade física leve, e 9,7 horas de tempo sentado.

"Nosso artigo reforça o quanto a prática de atividade física é decisiva para a manutenção da saúde. Cada passo importa", acrescenta Pedro Hallal.

"Há décadas, temos dito às pessoas que a maneira de permanecer saudável é fazer pelo menos trinta minutos diários de exercícios, cinco dias por semana. Entretanto, mesmo que você seja um dos poucos adultos que consegue seguir este conselho, trinta minutos representam apenas 2% do seu dia inteiro. É realmente possível que nossos hábitos de atividade de apenas 2% do dia sejam só o que importa quando se trata de saúde?”, diz o coautor do estudo, Keith Diaz, professor assistente de medicina comportamental da Faculdade Vagelos de Médicos e Cirurgiões da Universidade de Columbia.

 




Fonte: Assessoria de Imprensa





Voltar

Veja Também


Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia - Centro de Pesquisas Epidemiológicas