Facebook

Sala de Imprensa

26/03/2021

Defesa de tese

 Título: Trajetórias de duração do sono, composição corporal e altura atingida na infância: Coorte de Nascimentos de Pelotas de 2004

Banca: Fernando Wehrmeister, Luciana Tovo e Ana Paula Trussardi Fayh

Orientador: Iná Santos

Trajetória de curta duração do sono nos primeiros anos de vida sofre influência de fatores maternos e não afeta a composição corporal e altura de crianças aos 6 anos 

 

A curta duração do sono tem sido apontada como um problema que pode causar desordens metabólicas e maior risco de desenvolver excesso de peso. A origem dessas desordens e possível aumento da gordura corporal não está totalmente estabelecida, mas especula-se que a privação de sono possa acarretar alterações fisiológicas que interferem na secreção de importantes hormônios e nos estados de fome e saciedade. Ainda, suspeita-se que dormir menos possa afetar o crescimento das crianças. 

 

As trajetórias de duração de sono nos primeiros anos de vida e suas relações com composição corporal e altura atingida pelas crianças aos 6 anos de idade foi tema da tese de doutorado da aluna do Programa de Pós-graduação em Epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas, Mariana Otero Xavier, sob orientação da Dra. Iná Santos e coorientação da Dra. Renata Bielemann. 

A pesquisa utilizou dados de mais de 3 mil crianças que participam da “Coorte de Nascimentos de Pelotas de 2004”, que foram informados pelas mães/responsáveis quando as crianças tinham 3, 12, 24 e 48 meses de idade (horário em que as crianças costumavam dormir e acordar). Quase 10% das crianças dormiam pouco (média menor que 11 horas/dia em todos os acompanhamentos). Crianças cujas mães tinham menos anos de estudo, que tiveram  depressão ou problema de nervos durante a gestação e que consumiam bebidas alcoólicas aos 3 meses após o parto, bem como crianças que dividiam o quarto com outra criança aos 3 meses de idade tiveram maior chance de pertencerem a este grupo. As análises subsequentes não detectaram nenhuma relação entre dormir pouco e a criança ser mais baixa ou ter maior gordura corporal aos 6 anos de idade. 


Online - DATA:26/03/2021 - HORA:14:00hs

Apresentador: Mariana Otero Xavier





Voltar

Veja Também


Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia - Centro de Pesquisas Epidemiológicas