Facebook

Sala de Imprensa

26/02/2021

Defesa de dissertação

Título: Identificação e descrição de grupos de risco de crianças nunca vacinada em países de baixa e e média renda por meio de árvores de decisão

Banca: Rejane Sobrino Pinheiro (UFRJ) e Fernando Pires Hartwig

Orientador: Aluísio Barros

 

Quem são as crianças que não estão sendo vacinadas?

Estima-se que, anualmente, 2 a 3 milhões de mortes sejam evitadas pela aplicação em massa de vacinas. Mas elas não atingem toda a população mundial igualmente: 13 milhões de crianças nunca foram vacinadas em todo o mundo. Encontrar tais crianças é o objetivo da dissertação de mestrado intitulada "Identificação e descrição de grupos de risco de crianças nunca vacinadas em países de baixa e média renda por meio de árvores de decisão", desenvolvida por Thiago Melo no Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da UFPel, sob orientação do Professor Aluísio Barros.

Identificar grupos de risco de não vacinação é crucial para o alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e seu lema central: não deixar ninguém para trás. Segundo os resultados do estudo – que avaliou mais de 200 mil crianças em 92 países – as crianças em maior risco de não serem vacinadas são aquelas cujas mães não receberam os serviços mais básicos de vacinação, atendimento pré-natal e parto em uma unidade de saúde. São crianças em situação de risco não só para as doenças que essas vacinas devem prevenir, mas também em risco de não terem acesso a todo um conjunto de intervenções de saúde pública que deveria assegurar seu direito à saúde, bem-estar, cuidado e assistência especiais garantidos na Declaração Universal dos Direitos Humanos. “Percebemos que as mesmas famílias estão sendo deixadas para trás por vários serviços de saúde”, diz o autor, “e campanhas de vacinação infantil desconectadas de um cuidado mais amplo são uma oportunidade perdida. É necessária maior integração entre os serviços básicos de saúde nesses países.”


Online - DATA:26/02/2021 - HORA:14:00hs

Apresentador: Thiago Melo Santos





Voltar

Veja Também


Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia - Centro de Pesquisas Epidemiológicas