Facebook

Sala de Imprensa

22/01/2021

EPICOVID19-RS seleciona entrevistadores para pesquisa populacional

Foto: Daniela Xu


O Centro de Pesquisas Epidemiológicas da Universidade Federal de Pelotas seleciona estudantes e profissionais da área de saúde para atuar como voluntários na nona etapa da pesquisa Evolução da Prevalência de Infecção por Covid-19 no Rio Grande do Sul (EPICOVID19-RS), que ocorre de 5 a 8 de fevereiro, em nove cidades do estado, incluindo Pelotas.

Os voluntários irão realizar entrevistas domiciliares e aplicar testes para a Covid-19 em quinhentos habitantes de Pelotas sorteados aleatoriamente para participar do estudo.

Para se inscrever, os candidatos devem preencher e enviar o formulário online de inscrições até sexta-feira, 29 de janeiro.

Os pré-requisitos para o trabalho incluem:

- ser profissional da saúde ou estar matriculado em curso técnico ou superior na área da saúde;

- estar fora do grupo de risco, ou seja, ter menos de 60 anos de idade, não ser fumante, e estar livre de doenças crônicas, como hipertensão, diabetes, doenças autoimunes, insuficiência cardíaca, renal ou doença respiratória crônica;

- de preferência, ter carteira de motorista (CNH) e carro disponível para o trabalho;

- dispor de tablet ou telefone celular com sistema operacional Android para aplicação dos questionários.

Todos os selecionados irão receber treinamento especializado para uso dos equipamentos de proteção individual (EPI’s) e realização dos testes e questionários. A ajuda de custo  é de R$ 15 por entrevista e teste realizados, acrescidos de R$ 50 a cada série de dez entrevistas concluídas, para cobrir gastos de combustível. Ao final, serão emitidos certificados de participação voluntária na pesquisa.

O Epicovid19 é coordenado pela Universidade Federal de Pelotas e pelo Governo do Estado Rio Grande do Sul. O objetivo do estudo é estimar o percentual de gaúchos infectados pela Covid-19; avaliar a velocidade de expansão da infecção; fornecer indicadores precisos para cálculos da letalidade e subsídios para a escolha de estratégias de enfretamento da pandemia com base em evidências. O estudo conta com o financiamento de parceiros privados: Todos pela Saúde, Banrisul, Unimed Porto Alegre, Instituto Floresta e Instituto Serrapilheira.

 




Fonte: Assessoria de Imprensa





Voltar

Veja Também


Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia - Centro de Pesquisas Epidemiológicas