Facebook

Sala de Imprensa

26/10/2020

Com colaboração do DOVE, Pelotas se torna 3º território pioneiro da ONU no mundo contra a violência infantil

Foto: Daniela Xu


 

Pelotas é a terceira cidade no mundo a se tornar território pioneiro da Organização das Nações Unidas (ONU) contra a violência infanto-juvenil, dentro da Parceria Global para Acabar com a Violência contra Crianças e Adolescentes. Com isso, a cidade se compromete a aprimorar ações para erradicar a violência contra a criança através de uma rede de intercâmbio de conhecimentos e implementação de programas baseados em evidências.  

A escolha da cidade é resultado da colaboração bem sucedida entre o governo local e a universidade pública federal em Pelotas. De um lado, a gestão municipal mantém, desde 2017, o Pacto Pelotas pela Paz, uma política pública que inclui 17 projetos para combater as causas profundas da violência. De outro, o Centro de Pesquisas em Desenvolvimento Humano e Violência (DOVE), ligado ao Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas, reúne especialistas que se dedicam a estudar o desenvolvimento infantil e as causas, as consequências e os meios de prevenir a violência ao longo da vida.  

Ao tomar conhecimento do Pacto, o diretor do DOVE, Joseph Murray, identificou um terreno fértil para duas intervenções ligadas ao campo de pesquisas do DOVE sobre prevenção à violência na infância por meio de programas baseados em evidências. Em ação conjunta com a prefeitura, os pesquisadores contribuíram para implementar e avaliar o impacto de dois programas dirigidos a crianças e famílias da comunidade em Pelotas - o Conte Comigo e o ACT: Criando Crianças Seguras. Ambos têm por objetivo orientar as famílias sobre como educar os filhos com base em afeto, segurança e estímulo ao desenvolvimento cognitivo infantil. O Conte Comigo é uma intervenção baseada na técnica de compartilhamento de livros entre mães e crianças, para estimular o desenvolvimento sociocognitivo infantil e, ao mesmo tempo, fortalecer o diálogo e o vínculo familiar.  O ACT-Criando Crianças Seguras é um programa de orientação a mães sobre habilidades práticas para criar crianças com afeto e segurança, respondendo a situações do cotidiano com estratégias positivas de disciplina, livres de violência. Os resultados, que serão analisados em conjunto pela Universidade de Oxford, na Inglaterra, devem estar publicados em 2021. O Centro DOVE passou a ser um dos centros de pesquisas que integram a Parceria Global.

Em depoimento ao site da Parceria, o diretor do DOVE ressalta a importância de programas de prevenção precoces que atuam para evitar “efeitos profundos da violência na infância a longo prazo, que vão muito além das cicatrizes e marcas visíveis”.

Como território pioneiro, Pelotas poderá fortalecer os programas atuais de prevenção e aprender com o trabalho de outros territórios pioneiros, incluindo Valenzuela, nas Filipinas, e São Paulo, no Brasil. O comitê gestor da Parceria Global acredita que o trabalho do Pacto Pelotas pela Paz pode também tornar-se referência dentro da rede, apoiando outros países e cidades na adaptação deste trabalho aos contextos locais, ao mesmo tempo em que apresenta evidências do impacto do programa na prevenção da violência e na promoção do desenvolvimento sociocognitivo das crianças.

 

 

 




Fonte: Assessoria de Imprensa





Voltar

Veja Também


Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia - Centro de Pesquisas Epidemiológicas