Facebook

Sala de Imprensa

15/05/2020

UFPel lidera estudo que irá medir nível de propagação do coronavírus no Brasil

 

 Ao todo, serão testadas para o coronavírus 99.750 pessoas de 133 municípios em todos os estados brasileiros. A pesquisa, que irá medir a proporção de pessoas com anticorpos para a doença, é o maior estudo em nível mundial de prevalência da Covid-19

O Centro de Pesquisas Epidemiológicas da Universidade Federal de Pelotas coordena estudo que irá estimar a prevalência do coronavírus e avaliar a velocidade de expansão da doença no país, com financiamento do Ministério da Saúde do Brasil.

A pesquisa irá levantar a proporção de pessoas com anticorpos para a Covid-19 e analisar a evolução de casos na população brasileira, por meio de uma amostragem de participantes em 133 “cidades sentinelas”, que são os maiores municípios das divisões demográficas do país, de acordo com critério do IBGE.

 “Todas as estatísticas oficiais são baseadas em casos confirmados, os quais representam apenas uma parcela, provavelmente ínfima, em comparação com a realidade do número de casos na população. Por isso, fazemos a analogia com o iceberg. Queremos enxergar para além dessa pequena parte aparente, que são os casos notificados, e conhecer a real proporção de pessoas atingidas pela infecção”, explica o coordenador geral do estudo e reitor da UFPel, Pedro Hallal.

O estudo ainda irá determinar o percentual de infecções assintomáticas ou subclínicas; avaliar os sintomas mais comuns; obter cálculos precisos da letalidade da doença; estimar recursos hospitalares necessários para o enfrentamento da pandemia, além de permitir o desenho de estratégias de abrandamento das medidas de distanciamento social com base em evidências científicas.

A pesquisa incluirá três inquéritos populacionais, realizados a cada duas semanas por meio de visitas domiciliares, conduzidas por equipes do IBOPE.   

Pesquisadores do IBOPE Inteligência irão realizar a coleta de dados

A primeira fase teve início nesta quinta-feira, 14 de maio, e se estenderá pelos dias 15 e 16 de maio, com a realização de testes rápidos para o coronavírus e entrevistas com 250 participantes em cada uma das 133 cidades. As pessoas serão entrevistadas e testadas em casa, por meio de um sorteio aleatório, utilizando os setores censitários do IBGE como base.

Dentro de cada município, 25 setores censitários são sorteados com base em critérios estatísticos. Dentro dos setores, os domicílios são abordados com base em sorteio aleatório, e, por fim, dentro dos domicílios, novo sorteio define o morador que irá realizar o teste.

Os agentes da pesquisa coletam uma amostra de sangue (uma gota) da ponta do dedo do participante, que será analisada pelo aparelho de teste em aproximadamente 15 minutos. Se o resultado for positivo, os profissionais entregam um informativo com orientações e repassam o contato do participante para acompanhamento e suporte da secretaria de saúde do município.

O teste utilizado (WONDFO SARS-CoV-2 Antibody Test) avalia anticorpos produzidos pelo organismo após a infecção de cerca de duas semanas antes da coleta -- e não identifica o vírus ativo logo após o contágio. Este teste foi recentemente avaliado como uns dos melhores no mercado atual.

 Todos os entrevistadores foram previamente testados e apenas aqueles que apresentaram resultado negativo irão às ruas para realização da coleta de dados e aplicação do teste sanguíneo. Esses profissionais, devidamente treinados por um especialista da área de saúde, estarão utilizando os equipamentos de proteção individuais (EPIs), conforme orientação do Ministério da Saúde. São eles: máscaras descartáveis, toucas descartáveis, aventais descartáveis, sapatilhas descartáveis, óculos de proteção e luvas. 

As informações coletadas são absolutamente sigilosas, e serão tratadas de forma anônima e os respondentes não serão identificados, de acordo com todas as normas éticas internacionais sobre pesquisas em saúde (com exceção da Vigilância Sanitária, caso o resultado do teste seja positivo). Os resultados dos estudos serão sempre tratados conjuntamente e nunca de forma individual.

“É fundamental que as pessoas recebam os entrevistadores e participem da pesquisa. Além de ficarem sabendo do resultado dos seus exames, os dados serão fundamentais para subsidiar estratégias de enfrentamento da pandemia”, comenta a epidemiologista Mariângela Freitas, integrante da coordenação do estudo na UFPel.

Em caso de dúvida, os moradores podem utilizar os canais abaixo para esclarecimento: pesquisa.covid-19@ibopeinteligencia.com, ou
pesquisa.covid-19@ufpel.edu.br

O cronograma da pesquisa prevê mais duas fases, com coletas de dados programadas para os dias 28 e 29 de maio, na 2ª fase, e 11 e 12 de junho, na 3ª fase. Ao final, terão sido realizados mais de 33 mil testes em cada uma das três fases, intercaladas por duas semanas, totalizando quase 100 mil pessoas. 

Confira, a seguir, a lista de cidades incluídas no estudo: 

Sub-Regiões Geográficas Intermediárias do Brasil por Região e UF (133)

Norte (22)

Acre (2): Rio Branco, Cruzeiro do Sul

Amapá (2): Macapá, Oiapoque-Porto Grande

Amazonas (4): Manaus, Tefé, Lábrea, Parintins

Pará (7): Belém, Castanhal, Marabá, Redenção, Santarém, Altamira, Breves

Rondônia (2): Porto Velho, Ji-Paraná

Roraima (2): Boa Vista, Rorainópolis-Caracaraí

Tocantins (3): Palmas, Araguaína, Gurupi

Nordeste (42)

Alagoas (2): Maceió, Arapiraca

Bahia (10): Salvador, Santo Antônio de Jesus, Ilhéus-Itabuna, Vitória da Conquista, Guanambi, Barreiras, Irecê, Juazeiro, Paulo Afonso, Feira de Santana

Ceará (6): Fortaleza, Quixadá, Iguatu, Juazeiro do Norte, Crateús, Sobral

Maranhão (5): São Luís, Santa Inez-Bacabal, Caxias, Presidente Dutra, Imperatriz

Paraíba (4): João Pessoa, Campina Grande, Patos, Sousa-Cajazeiras

Pernambuco (4): Recife, Caruaru, Santa Talhada, Petrolina

Piauí (6): Teresina, Parnaíba, Picos, São Raimundo Nonato, Corrente-Bom Jesus, Floriano

Rio Grande do Norte (3): Natal, Caicó, Mossoró

Sergipe (2): Aracaju, Itabaiana

Centro-Oeste (14)

Goiás (6): Goiânia, Itumbiara, Rio Verde, São Luís de Montes Belos-Iporá, Porangatu-Iruaçu, Luziânia-Águas Lindas de Goiás

Mato Grosso (5): Cuiabá, Cáceres, Sinop, Barra do Garças, Rondonópolis

Mato Grosso do Sul (3): Campo Grande, Dourados, Corumbá

Sudeste (33)

Espírito Santo (4): Vitória, São Mateus, Colatina, Cachoeiro do Itapemirim

Minas Gerais (13): Belo Horizonte, Montes Claros, Teófilo Otoni, Governador Valadares, Ipatinga, Juiz de Fora, Barbacena, Varginha, Pouso Alegre, Uberaba, Uberlândia, Patos de Minas, Divinópolis

Rio de Janeiro (5): Rio de Janeiro, Volta Redonda-Barra Mansa, Petrópolis, Campos dos Goytacazes, Macaé-Rio das Ostras-Cabo Frio

São Paulo (11): São Paulo, Sorocaba, Bauru, Marilia, Presidente Prudente, Araçatuba, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Araraquara, Campinas, São José dos Campos

Sul (21)

Paraná (6):  Curitiba, Guarapuava, Cascavel, Maringá, Londrina, Ponta Grossa

Santa Catarina (7): Florianópolis, Criciúma, Lages, Chapecó, Caçador, Joinville, Blumenau,

Rio Grande do Sul (8): Porto Alegre, Pelotas, Santa Maria, Uruguaiana, Ijuí, Passo Fundo, Caxias do Sul, Santa Cruz do Sul-Lajeado

Distrito Federal (1)

 




Fonte: Assessoria de Imprensa





Voltar

Veja Também


Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia - Centro de Pesquisas Epidemiológicas