Facebook

Sala de Imprensa

19/02/2020

Defesa de tese: Desenvolvimento cognitivo na infância e cárie dentária aos 5 e 12 anos: um estudo na coorte de nascimentos de 2004

 Banca: Iná Santos, Luciana Quevedo e Dr. Gustavo Giacomelli Nascimento

Oriantador: Flavio Demarco

Local: Auditório Prédio B

Data:28/02/2020

Hora:09:00hs


Apresentador: Francine dos Santos Costa

 

A habilidade cognitiva da criança parece afetar a ocorrência de cárie dentária na adolescência

 

Pesquisa realizada na Universidade Federal de Pelotas com participantes de uma coorte de nascimentos mostra que o QI na infância pode estar associado à cárie dentária no início da adolescência. Os resultados mostram que aqueles com maior habilidade cognitiva na infância possuem maior proteção para a ocorrência da doença. Isto pode ser devido a este grupo adotar comportamentos mais saudáveis em relação aos cuidados de saúde bucal. Uma análise complementar mostrou que a cárie pode acontecer por outras razões e que uma parte menor é explicada pelo QI.

A cárie dentária é uma doença com alta ocorrência e que se distribui de forma desigual na população, afetando àqueles mais pobres, e influencia a qualidade de vida. Por ser uma doença comportamental, tanto os hábitos dos pais ou cuidadores quanto àqueles adquiridos pela criança são importantes para a ocorrência da doença e dependem do contexto no qual estão inseridos. Por isso, é tão importante que políticas públicas sejam pensadas para os grupos com maior risco de doença.

O resultado é parte da tese de doutorado da aluna Francine Costa, sob orientação do Professor Doutor Flávio Demarco. Segundo a aluna “ainda que tenha se observado a influência do QI na ocorrência de cárie dentária, outros fatores, principalmente relacionados à condição social devem ser considerados para a identificação de grupos de risco”. A aluna acrescenta ainda que “a investigação dos possíveis caminhos que levam a ocorrência de doença cárie ou que possam sugerir a sua ocorrência no futuro é de extrema importância, principalmente por estarem relacionados a uma série de outras doenças e tais informações subsidiarem o planejamento de estratégias de prevenção com implementação no início da vida da criança”.




Fonte: PPGE





Voltar

Veja Também


Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia - Centro de Pesquisas Epidemiológicas