Facebook

Sala de Imprensa

20/03/2019

Defesa de tese: Amamentação e saúde materna: estado nutricional, composição corporal e fatores metabólicos de risco cardiovascular

Título:  Amamentação e saúde materna: estado nutricional, composição corporal e fatores metabólicos de risco cardiovascular

Banca: Christian Mola, Helen Gonçalves e Iná Santos

Orientador: Bernardo Horta


Data: 22/03/2019

Hora: 8h30min

Local: Auditório Prédio B

Apresentador: Natália Lima

 

Estudo avalia a relação entre amamentação e saúde materna

 

           Estudos sugerem que a lactação teria o papel de restabelecer o metabolismo materno através diminuição do acúmulo de gordura corporal após a gestação, estando relacionada à diminuição no risco de doenças cardiovasculares.

        Pesquisa realizada pela Universidade Federal de Pelotas, utilizando dados das mulheres participantes da Coorte de Nascimentos de 1982 que tiveram filhos, avaliou o efeito da amamentação no estado nutricional, composição corporal e fatores metabólicos de risco cardiovascular. Nesse estudo, foi observado que a amamentação está associada a uma redução no índice de massa corporal, na circunferência da cintura e no índice de massa gorda maternos, sobretudo nos primeiros anos após o parto. Contudo, não foi observada associação com índice de massa livre de gordura. A pesquisa também avaliou se a amamentação teria efeito protetor em relação a densidade mineral óssea, pressão arterial, espessura da carótida, velocidade de onda de pulso, perfil lipídico e glicemia maternos, mas os resultados sugeriram que a lactação não está relacionada com tais fatores.

          O estudo foi conduzido pela doutoranda Natália Peixoto Lima, sob orientação do professor Bernardo L. Horta, do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia, da Universidade Federal de Pelotas, e em colaboração com o professor Diego G. Bassani, da Dalla Lana School of Public Health, da Universidade de Toronto. A publicação completa do estudo pode ser encontrada na página do Programa (http://www.epidemio-ufpel.org.br).




Fonte: PPGE





Voltar

Veja Também


Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia - Centro de Pesquisas Epidemiológicas