Facebook

Sala de Imprensa

19/03/2019

Comitiva do Uruguai visita o Centro de Pesquisas Epidemiológicas da UFPel

 

Representantes do Ministério da Saúde e do Ministério do Desenvolvimento Social (MIDES) do Uruguai, do Instituto Nacional de Estatística (INE) e  da Universidade da República do Uruguai (UDELAR) visitaram o Centro de Pesquisas Epidemiológicas (CPE), entre os dias 12 e 14 de março, para conhecer in loco a experiência da Coorte de Nascimentos de 2015 e participar de uma série de reuniões científicas.

A agenda da visita teve por foco principal o intercâmbio sobre a condução de estudos de acompanhamento a longo prazo e primeira infância. 

“O Uruguai, embora tenha começado em 2013 um estudo nacional de acompanhamento do desenvolvimento infantil, é um país que se inicia no campo e temos muito a caminhar”, afirma Pablo Mazzini, diretor nacional do programa de desenvolvimento infantil Uruguai Crece Contigo, do MIDES.

O país vizinho ao Brasil iniciou, em 2013, o primeiro estudo longitudinal sobre a primeira infância, envolvendo uma geração de crianças de zero a quatro anos representativa da população nacional nessa faixa etária. 

A partir desse levantamento de linha de base, até então inexistente no país, a Pesquisa de Nutrição, Desenvolvimento Infantil e Saúde (ENDIS, na sigla em espanhol) teve sequência com o primeiro acompanhamento, em 2015, que permitiu aprofundar a avaliação da saúde infantil em relação com fatores ambientais, sociais e econômicos. 

Em 2018, teve início o estudo de uma segunda geração, que irá possibilitar a análise da evolução dos indicadores de saúde infantil em comparação com a realidade de cinco anos atrás.

“Esperamos seguir avançando na avaliação e delineamento de políticas públicas para a primeira infância em nossos países”, comenta Mazzini.

Recepcionados pela docente do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da UFPel, Mariângela Freitas da Silveira, os visitantes conheceram, na manhã da quarta-feira (12), as instalações da clínica das Coortes de Nascimentos de Pelotas, durante realização de exames e entrevistas do acompanhamento dos quatros anos das crianças da Coorte 2015.

Em seguida, participaram de reunião científica com o epidemiologista Cesar Victora, com apresentação de resultados das Coortes de Pelotas e discussão sobre semelhanças e diferenças de indicadores de saúde materno-infantil de ambos os países e linhas de cooperação de estudos.

Na quinta-feira (13), pela manhã, a comitiva uruguaia assistiu à apresentação do professor Clive Osmond, cientista do Conselho de Pesquisa Médica da Universidade de Southampton. Especialista em estudos de acompanhamento a longo prazo, Osmond trabalha, desde os anos 80, em estudos epidemiológicos que ajudaram a sustentar a hipótese da Origem Desenvolvimentista das Doenças.

À tarde, juntaram-se aos coordenadores da Coorte de Nascimentos de 2015 em Pelotas, para discussão sobre taxas de seguimento, perdas, fluxograma, incluindo o acompanhamento em curso dos quatro anos da Coorte 2015.

Na última sexta-feira (14), no encerramento das atividades, os pesquisadores participaram da apresentação de Aryeh Stein, da Escola Rollins de Saúde Pública da Universidade Emory, dos Estados Unidos. Stein é internacionalmente reconhecido por sua experiência em estudos sobre a interação entre nutrição, saúde e desenvolvimento físico e cognitivo, com  identificação de períodos críticos de suscetibilidade (por exemplo, gestação e infância) a déficits ou excessos nutricionais para o desenvolvimento da saúde a longo prazo.

 

Integrantes da delegação do Uruguai 

Ministério do Desenvolvimento Social

Uruguay Crece Contigo -  Secretaria Técnica do ENDIS 

Giorgina Garibotto

Christian Berón

Santiago Núñez

 

Secretaria Nacional de Cuidado 

Mauricio Russi

 

Ministério da Saúde Pública - Programa Nacional de Nutrição 

Fabiana Peregalli

 

Universidade da República - Grupo de Estudos da Família 

Mercedes Medina

 

Instituto Nacional de Estatística 

Cecilia Toledo

 

 

 




Fonte: Assessoria de Imprensa





Voltar

Veja Também


Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia - Centro de Pesquisas Epidemiológicas