Facebook

Sala de Imprensa

26/02/2019

Defesa de Tese: Otimização de ferramentas de baixo custo para triagem e diagnóstico da sarcopenia

 Título: Otimização de ferramentas de baixo custo para triagem e diagnóstico de sarcopenia

 

Orientador: Ana Menezes

Local: Auditório B

Data: 26/02/2019

Hora: 10h

Apresentador: Thiago Gonzalez

 

"Otimizando ferramentas de baixo custo no diagnóstico e na triagem da sarcopenia"

 

 

O gaúcho é, intuitivamente, um entendido em composição corporal. Essa curiosa frase se comprova diariamente em balcões de açougue estado afora: Sabemos que os cortes de novilho jovem são mais macios. Sabemos da influência que a alimentação e a atividade física têm sobre a carne do animal. E, com o perdão dos cardiologistas, também sabemos que mesma gordura que entremeia as carnes mais gordas - o "marmoreio" - não apenas lhes conferem sabor, mas também maciez.

 

Um paralelo pode ser estabelecido entre as carnes mencionadas e as nossas próprias "carnes", os músculos. Ao contrário do exemplo acima, porém, a tão valorizada "maciez" é exatamente o oposto do que devemos almejar: músculos firmes e saudáveis. Na sua ausência, tornamo-nos fracos. Caminhar fica difícil. Nossos movimentos, mais lentos. Nosso corpo parece não responder aos nossos comandos como antes. Mais do que nunca, dependemos da ajuda dos outros para realizar nossas atividades diárias.

 

Se o quadro acima soa familiar, não é coincidência. À medida que ficamos mais velhos, perdemos músculo. Para piorar, o que sobra não é mais tão eficaz - tanto por mudanças nas fibras musculares, quanto pelos danos causados no seu desempenho pela infiltração de gordura entre elas. A combinação de todos esses fatores constitui a doença chamada sarcopenia, atualmente reconhecida como um dos principais problemas relacionados ao envelhecimento.

 

A sarcopenia foi, justamente, o foco da tese de doutorado desenvolvida entre os anos de 2015 e 2019 pelo médico, mastologista, e doutorando em Epidemiologia na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) Thiago Gonzalez Barbosa e Silva. O pesquisador teve como orientadora a Dra. Ana Maria Baptista Menezes, e contou com a colaboração de colegas do Grupo de Pesquisa em Composição Corporal e Nutrição (COCONUT): as Dras. Maria Cristina Gonzalez e Renata Moraes Bielemann, e o Dr. Leonardo dos Santos Pozza. A tese foi baseada em duas pesquisas desenvolvidas no Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da UFPel em 2014: o consórcio de pesquisa COMO VAI?, que avaliou mais de 1.400 idosos pelotenses; e um estudo voltado para a avaliação da composição corporal de aproximadamente 200 desses idosos, realizado paralelamente pelo pesquisador.

 

Thiago, com base nos dados obtidos, produziu os três artigos científicos que constituem a tese intitulada "Otimizando ferramentas de baixo custo no diagnóstico e na triagem da sarcopenia". O primeiro abordou a adaptação de um instrumento internacional de rastreio de sarcopenia (chamado SARC-F) para a população brasileira, sugerindo modificações para melhorar seus resultados. Os outros dois trataram da criação de fórmulas matemáticas para estimar a musculatura de idosos sul-americanos através de dois instrumentos baratos e de fácil acesso para profissionais da área: a bioimpedância elétrica e o ultrassom. Até então, fórmulas semelhantes estavam disponíveis apenas para populações europeias, asiáticas e norte-americanas.

 

 




Fonte: PPGE





Voltar

Veja Também


Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia - Centro de Pesquisas Epidemiológicas