Facebook

Sala de Imprensa

19/02/2019

Defesa de Dissertação: Uso regular de serviços odontológicos entre universitários de uma universidade federal do sul do Brasil

 Título: Uso regular de serviços odontológicos entre universitários de uma universidade federal do sul do Brasil

Banca: Marcos Corrêa e Elaine Tomasi

Orientador: Flavio Demarco

Local: Auditório A

Data: 19/02/2019

Hora: 14h

Apresentador: Mariana Echeverria

 

 

DESIGUALDADES SOCIAIS NAS CONSULTAS COM O DENTISTA ENTRE UNIVERSITÁRIOS

 

Os mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da UFPel realizaram o estudo "Saúde do Estudante Universitário - SEU" de novembro de 2017 a julho de 2018. Com o objetivo de conhecer as condições de saúde e comportamentos dos universitários da UFPel foram entrevistados 1865 estudantes maiores de 18 anos, ingressantes na universidade em 2017/1.

Entre os assuntos abordados estiveram o uso de serviços odontológicos e os fatores associados à regularidade do hábito de visitar o dentista, investigados pela cirurgiã-dentista Mariana Echeverria, orientada pelos professores doutores Flávio Fernando Demarco, Alexandre Emídio Silva e Bernardo Agostini.

O uso dos serviços odontológicos de forma regular considera as pessoas que vão ao dentista com o objetivo de prevenir problemas de saúde bucal e cuidar da sua saúde, independentemente de apresentar ou não algum problema. O uso regular proporciona um maior contato entre o paciente e o dentista, o que contribui para dentes e gengivas mais saudáveis. Além disso, visitar regularmente o dentista pode diminuir gastos, seja no SUS ou em consultórios particulares, pois os problemas são detectados e tratados precocemente.

Os resultados do estudo mostram que aproximadamente 8 em cada 10 universitários foram ao dentista nos últimos 12 meses, mas somente 45% visitou o dentista de forma regular. Os universitários que tem menos condições financeiras e viviam em outras regiões do Brasil antes de vir estudar em Pelotas visitam o dentista de forma menos regular que os mais ricos e aqueles que viviam na região sul do Brasil. Além disso, os estudantes que percebem ter uma saúde bucal ruim e que tiveram dor de dente vão menos ao dentista regularmente.

Os pesquisadores concluíram que há desigualdades sociais na regularidade do hábito de frequentar o dentista. Por isso, vulnerabilidades socias devem ser corrigidas e os serviços de saúde do município devem estar preparados para acolher os estudantes que muitas vezes saíram da casa dos pais pela primeira vez.

 

 




Fonte: PPGE





Voltar

Veja Também


Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia - Centro de Pesquisas Epidemiológicas