Facebook

Sala de Imprensa

22/01/2019

Defesa de dissertação: Simultaneidade de fatores de risco à saúde em estudantes de uma universidade pública do sul do Brasil

Banca: Inácio Crochemore e Bruno Nunes

Orientador: Fernando Wehrmeister

Data:24/01/2019

Hora:9h

Local: Auditório Prédio B

Apresentador: Pedro Augusto Crespo da Silva

 

Fatores de risco para a saúde de universitário

Alunos do programa de Pós-graduação em epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas realizaram a pesquisa intitulada “Saúde do Estudante Universitário” (SEU), entre os meses de novembro de 2017 a junho de 2018. Cerca de 1.800 alunos ingressantes na Universidade Federal de Pelotas foram entrevistados sobre diversos aspectos da sua saúde. Entre os temas abordados está a simultaneidade de fatores de risco, assunto estudado pelo mestrando Pedro Augusto Crespo da Silva sob orientação do Prof. Dr. Fernando C. Wehrmeister e coorientação da doutoranda Adriana Kramer Fiala Machado.

Inatividade física, comportamento sedentário, tempo inadequado de sono e tabagismo são fatores que prejudicam a saúde, aumentando os riscos de diabetes, hipertensão e cânceres, por exemplo. Além disso, sabe-se que existe um aumento dos riscos quando estes fatores ocorrem em conjunto. Por isso, avaliar se universitários mantêm ou não uma vida saudável é importante, ainda mais que muitos deles serão os profissionais da saúde do futuro.

Oito em cada dez universitários apresentou pelo menos um fator de risco, sendo que um a cada dez apresentou três deles ao mesmo tempo. O fator de risco que mais foi reportado pelos universitário foi o tempo inadequado de sono (45,2%) seguido pela inatividade física (44,4%). Além disso, entre estudantes que apresentaram tempo de sono inadequado, a maior parte deles está nos cursos das ciências exatas e da terra/agrárias e engenharias.

A ocorrência simultânea de fatores de risco foi observada para homens com o conjunto inatividade física + comportamento sedentário, ocorrendo 42% mais que o esperado. Nas mulheres, o tempo inadequado de sono apenas, ocorreu 20% a mais que o esperado. É importante dar atenção a esta população, uma vez que muitos destes universitários ainda estão na transição da adolescência para a vida adulta e que este é um excelente momento para a aquisição de um estilo de vida saudável. Novas pesquisas avliando outros agrupamentos de fatores de risco são importantes, em especial nesta população tão exposta ao consumo abusivo de álcool, drogas ilícitas, dietas inadequadas e comportamento sexual de risco.

 

 




Fonte: PPGE





Voltar

Veja Também


Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia - Centro de Pesquisas Epidemiológicas