Facebook

Sala de Imprensa

28/11/2018

Epidemiologistas da UFPel estão entre os cientistas mais influentes do mundo, aponta ranking

Ana Menezes é pioneira em estudos na epidemiologia da saúde pulmonar


Ranking da Highly Cited Researchers identifica cientistas que têm maior impacto na comunidade de pesquisa internacional  

Os epidemiologistas Ana Baptista Menezes e Cesar Gomes Victora, da Universidade Federal de Pelotas, estão entre os pesquisadores mais citados na literatura científica mundial, segundo o ranking Highly Cited Researchers, divulgado nesta terça-feira (27) pela consultoria Clarivate Analytics. 

Em sua 5ª edição, a lista leva em consideraçãos todos os trabalhos publicados pelos pesquisadores e o número de citações por pares, tendo por base a plataforma Web Of Science. A distinção reconhece cientistas que se tornaram referência em seu campo de atuação e produziram trabalhos que são ponto de partida para o desenvolvimento de novas pesquisas. 

A relevância do trabalho desses pesquisadores se traduz pelo número de vezes que são citados por outros autores - estar na lista significa ter diversos artigos que estão entre os 1%  mais citados, em um intervalo de 10 anos, considerando-se 22 áreas do conhecimento estabelecidas pela bibliometria do Web of Science. 

Pioneira em estudos populacionais e políticas públicas em saúde pulmonar   

Natural de Pelotas (RS), Ana Menezes é professora titular aposentada na área da Pneumologia e Clínica Médica e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia na mesma universidade. É coordenadora de projetos nacionais e internacionais em pneumologia e saúde pública, especialmente ligados à prevalência de tabagismo, câncer e de doenças pulmonares. 

Diante da escassez de números sobre a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (bronquite crônica e enfisema) na América Latina, coordenou o primeiro levantamento de base populacional na região. O estudo PLATINO se constituiu em uma de suas mais importantes contribuições para a área da epidemiologia respiratória, com a principal publicação dos resultados feita na revista The Lancet, em 2005. 

Cesar Victora é um dos líderes em saúde materno-infantil

A epidemiologista teve contribuição decisiva para o estabelecimento de políticas públicas de prevenção do tabagismo. Com base em resultados de suas pesquisas populacionais, trabalhou para a consolidação da Lei Antifumo (Lei 5.757) em Pelotas (RS), em vigor desde 2010. À época, a cidade foi pioneira na adoção de lei antitabagista no Rio Grande do Sul. 

Líder em saúde materno-infantil e equidade em saúde

Natural de São Gabriel (RS), o epidemiologista Cesar Victora é um dos líderes mundiais em saúde infantil e um dos mais proeminentes pensadores nos campos da saúde e nutrição materno-infantil, avaliação de programas de saúde e equidade em saúde. Professor emérito da Universidade Federal de Pelotas, tem posições honorárias nas Universidades de Harvard, Oxford e Johns Hopkins.  

As pesquisas de Victora definiram políticas públicas de saúde e nutrição materno-infantil. Na década de 80, o pesquisador conduziu o primeiro estudo a demonstrar a importância do aleitamento materno exclusivo para prevenir a mortalidade infantil. As descobertas levaram a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o UNICEF a estabelecer a política que recomenda mães a amamentarem seus bebês exclusivamente nos primeiros seis meses de vida, sem oferta adicional de chás, água ou sucos.

Victora é um dos responsáveis pelo desenvolvimento dos padrões internacionais de referência para o crescimento infantil da OMS.  O epidemiologista coordenou e  ajudou a definir a metodologia do estudo que deu origem as curvas de crescimento infantil, adotadas hoje em mais de 140 países. 

Com mais de 700 publicações científicas e 26 mil citações na Web of Science, Victora é um dos líderes do Centro Internacional para Equidade em Saúde, onde trabalha no estudo das desigualdades em saúde reprodutiva, materna, neonatal e infantil  em países de baixa e média renda. Sua equipe de pesquisa analisa dados de mais de 90 países para avaliar a eqüidade na cobertura de intervenções de saúde comprovadamente eficazes para reduzir a mortalidade de recém-nascidos, mães e crianças, em alinhamento aos Objetivos de Desenvolvimentos Sustentável da ONU.

 

 

 

 

 

 

 

 




Fonte: Assessoria de Imprensa





Voltar

Veja Também


Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia - Centro de Pesquisas Epidemiológicas