Facebook

Sala de Imprensa

27/11/2018

Defesa de tese: Pesquisa epidemiológica baseada na web: estratégias e características pessoais associadas à adesão e participação de adultos jovens

Data: 29/11/2018

Hora: 14h

Local: Auditório Prédio B (Epidemiologia UFPel)

Orientador: Aluísio Barros

Banca: Rafael Claro (UFMG),  Adenauer Yamin (UFPel) e Fernando Wehrmeister (UFPel)

Apresentador: Cauane Blumenberg Silva

 

 Coorte 1993 cria plataforma na internet para coletar dados e testar nova metodologia de pesquisa

 

A Coorte de Nascimentos de Pelotas de 1993 vem acompanhando seus participantes desde o nascimento através de entrevistas presenciais. As primeiras foram realizadas nos hospitais e nas casas dos participantes, enquanto as mais recentes foram realizadas no Centro de Pesquisas Amílcar Gigante. Em 2018, um estudo coordenado pelos pesquisadores Cauane Blumenberg e Aluísio J. D. Barros, do Programa de Pós-graduação em Epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas, testou a possibilidade de conduzir pesquisas utilizando a internet.

Para isso, foi desenvolvida a plataforma coortesnaweb, que teve como principal objetivo coletar dados de pesquisa dos participantes da Coorte 1993 através da internet, e testar diferentes metodologias de pesquisas utilizando a internet. Ao se registrar na coortesnaweb, os participantes respondem a questionários e conquistam pontos virtuais. Esses pontos podem ser utilizados para desbloquear novas funções dentro da plataforma, como por exemplo os resultados pessoais sobre a saúde. Além disso, os participantes podem obter conquistas e medalhas para acumular ainda mais pontos virtuais.

 

Algumas das metodologias testadas pelos coordenadores do estudo foram a maneira como os participantes eram convidados a participar do estudo, a frequência de envio de lembretes e o tamanho dos questionários. Os achados do estudo mostram que o método de recrutamento mais eficiente foi o Facebook, o qual foi capaz de atrair mais participantes para a plataforma quando comparado a e-mails e mensagens de Whatsapp. Além disso, a participação daqueles que receberam lembretes mais frequentes foi maior. Por outro lado, a participação dos indivíduos que responderam questionários longos ou curtos não teve diferença. “Nosso projeto foi um dos primeiros a explorar a coleta de dados através da internet no Brasil, e mostramos que isso é possível. Esperamos que nosso estudo possa servir de base para que outros grupos de pesquisa adotem a internet para conduzir pesquisas epidemiológicas.”, comentou o coordenador do estudo, Cauane Blumenberg.

 




Fonte: PPGE





Voltar

Veja Também


Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia - Centro de Pesquisas Epidemiológicas