Facebook

Sala de Imprensa

24/10/2018

PPGE desenvolve projeto sobre saúde mental com a Universidade de Oxford

 O Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas (PPGE) participa do desenvolvimento de um projeto de estudo sobre saúde mental que irá envolver coortes de nascimentos e estudos de longo prazo no Brasil, Peru, Etiópia, Filipinas e África do Sul, sob coordenação da Universidade de Oxford. O objetivo principal do consórcio de pesquisa em formação é identificar de que forma a história de saúde dos indivíduos, desde o nascimento, se relaciona com resultados positivos de saúde mental e cognitiva no início da vida adulta.

Dentro da agenda do projeto, a docente do PPGE, Ana Menezes, participou do workshop A life course approach to understanding positive mental health and cognitive outcomes in early adulthood and the impact on the next generation, realizado nos dias 1º e 2 de outubro, na cidade de Oxford (Inglaterra), coordenado pelo professor do Departamento de Psiquiatria da Universidade de Oxford, Alan Stein. A pesquisadora da UFPel apresentou o Estudo de Coorte de Nascimentos de 1993 em Pelotas, no primeiro dia do encontro.  

A reunião teve por propósito definir as questões de pesquisa com base nas apresentações de cada um dos grupos de estudo envolvidos, delinear a metodologia do estudo em conjunto e estabelecer o orçamento do consórcio. Como resultado, o projeto final será submetido ao Medical Research Council (MRC), um dos principais conselhos de financiamento para pesquisas em saúde com sede no Reino Unido.  

O estudo prevê a identificação de fatores de proteção (e fatores de risco) e de potenciais processos de resiliência envolvidos no desenvolvimento da saúde mental e cognitiva de adolescentes e jovens adultos, contribuindo para melhorar políticas públicas relacionadas à área.

 




Fonte: Assessoria de Imprensa





Voltar

Veja Também


Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia - Centro de Pesquisas Epidemiológicas