Facebook

Sala de Imprensa

10/09/2018

Aluisio Barros é destaque especial do Prêmio Pesquisador Gaúcho 2018

 

O epidemiologista Aluisio Barros, do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da UFPel, é o vencedor do Prêmio Pesquisador Gaúcho 2018 na modalidade Destaque Especial “Ciência para a Redução das Desigualdades”. O coordenador do Centro Internacional de Equidade em Saúde da UFPel é o terceiro docente do PPGE contemplado com a distinção da Fapergs – o professor Cesar Victora recebeu o prêmio em 2001, e a professora Ana Menezes, em 2013. 

Esta é a oitava edição do prêmio, promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapergs), com o objetivo de reconhecer o trabalho de pesquisadores nas mais diversas áreas do conhecimento e destacar a importância do investimento em pesquisa, ciência, tecnologia e inovação para alavancar o desenvolvimento do Rio Grande do Sul. 

A cerimônia de premiação será realizada no dia 18 de outubro, às 20h30, no Salão de Convenções da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), em Porto Alegre. 

O Prêmio Pesquisador Destaque Especial “Ciência para Redução das Desigualdades” distingue a “contribuição relevante para a redução das desigualdades e promoção da inclusão social, econômica e política de todos, independentemente da idade, gênero, deficiência, etnia, origem, religião, condição econômica ou outra segmentação”. 

Natural de Campinas, São Paulo, Aluisio graduou-se em medicina na Unicamp, em 1986, onde cursou  mestrado em Estatística. É também mestre em Estatística Médica e doutor em Epidemiologia pela  Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres, na Inglaterra. Docente do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da UFPel, leciona diversos cursos de métodos estatísticos avançados para mestrandos e doutorandos, e suas duas principais linhas de pesquisa são  desigualdades em saúde e  epidemiologia do ciclo de vida. Juntamente com o epidemiologista Cesar Victora, criou o Centro Internacional de Equidade em Saúde da UFPel, com o objetivo de monitorar as desigualdades em saúde em países de baixa e média renda. Em 2017, o núcleo foi designado Centro Colaborador da Organização Mundial da Saúde para o Monitoramento da Equidade em Saúde.

Ao todo, onze pesquisadores serão homenageados em cinco categorias: 

Prêmio Destaque Especial “Ciência para a Redução das Desigualdades”

- Aluísio Jardim Dornellas de Barros (UFPel) 

Pesquisador Destaque

- Ciências Biológicas – Ângela Terezinha de Souza Wyse (UFRGS) 
- Engenharia - Helio Leães Hey- (UFSM) 
- Ciências Exatas e da Terra – Pedro Luís Grande (UFRGS) 
- Ciências Sociais Aplicadas – Maria Amélia Bulhões (UFRGS) 
- Computação - Luís da Cunha Lamb (UFRGS) 
- Química – Érico Marlon de Moraes Flores (UFSM)  

Jovem Pesquisador

- Angenor Geovani Auler (UERGS) 

Pesquisador Empreendedor

- Rodrigo Coelho Barros (PUCRS) 

Pesquisador na Indústria

- Daniel Teixeira (Indústria Mecânica NTC)

 

 

 




Fonte: Assessoria de Comunicação





Voltar

Veja Também


Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia - Centro de Pesquisas Epidemiológicas