Facebook

Sala de Imprensa

24/08/2018

Bernardo Horta participa de seminário promovido pelo governo uruguaio com a OPAS

Foto: Ministério da Saúde do Uruguai

 

O docente Bernardo Horta, do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas, participou de seminário sobre estratégias de prevenção de doenças crônicas, realizado nesta última sexta-feira (17), em Montevidéu, no Uruguai.

Organizado pelo Governo do Uruguai, em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), o evento teve por tema “Intervenciones regulatorias efectivas para la prevención y control de las enfermedades no transmisibles en el curso de la vida”.

Com as presenças do ministro da saúde pública do governo uruguaio, Jorge Basso, da representante do Unicef/Uruguai, Luz Ángela Melo, o representante interino da OPAS/Uruguai, Wilson Benia, a reunião destacou a importância da educação para prevenir fatores de risco de doenças crônicas - como consumo excessivo de alimentos ultraprocessados, a inatividade física e o tabagismo.

O ministro da saúde chamou a atenção para os níveis crescentes de sobrepeso e obesidade na população, especialmente entre as crianças.

Foram destacadas estratégias de sucesso já em curso - como as campanhas antitabagismo no país - e outras que serão implementadas em curto prazo, como a rotulagem de alimentos com excesso de açúcar, sal ou e outros componentes nocivos à saúde, quando consumidos em excesso.

O seminário se alinha à agenda global de saúde pública para conter a epidemia de doenças não transmissíveis, que atinge países em todo o mundo, com consequências mais graves em países de baixa e média rendas.

 

 




Fonte: Assessoria de Comunicação - Presidência do Uruguai





Voltar

Veja Também


Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia - Centro de Pesquisas Epidemiológicas