Facebook

Sala de Imprensa

20/08/2018

Cesar Victora apresenta o seminário "A Hipótese da Equidade Inversa"

O professor emérito da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Cesar Victora, apresenta o seminário "A Hipótese da Equidade Inversa", nesta terça-feira (21), às 14h, no auditório B do Centro de Pesquisas Epidemiológicas da UFPel.

 

O epidemiologista irá abordar o tema da hipótese da equidade inversa, que postula que as políticas públicas tendem a beneficiar primeiro os grupos sociais mais ricos, aqueles que potencialmente  menos precisam delas.

 

Essa dinâmica produz, em curto prazo, aumento das desigualdades absolutas em saúde. Com o tempo, a cobertura das intervenções vai aumentando na população até que os mais pobres ficam atrás de todos os grupos.

 

De acordo com os trabalhos do pesquisador, as políticas públicas devem ser planejadas de acordo com esses padrões de desigualdades.

 

Quando as desigualdades estão no topo - com a cobertura de intervenções muito maior entre os mais ricos - as barreiras que limitam o acesso da população devem ser identificadas, e as políticas, planejadas para superar essas barreiras. Quando as desigualdades estão no limite inferior - com a cobertura de intervenções menor somente entre os mais pobres - o planejamento das intervenções deve ter como alvo os subgrupos específicos que estão sendo deixados de fora.

 

O evento é aberto ao público.

 

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (53) 3284-1302, ou pelo email secretaria.ppge@gmail.com.

 








Voltar

Veja Também


Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia - Centro de Pesquisas Epidemiológicas