Facebook

Sala de Imprensa

30/11/2017

PPGE conquista prêmio de melhor trabalho do XI Congresso Brasileiro de Atividade Física

 Um estudo realizado no Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas (PPGE) ficou em primeiro lugar na premiação de trabalhos apresentados na 11ª edição do Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde (XI CBAFS), realizado de 14 a 17 de novembro, em Florianópolis (SC). 

 Organizado pela Sociedade Brasileira de Atividade Física em parceria, neste ano, com o Núcleo de Pesquisa em Atividade Física e Saúde (NuPAF) da Universidade Federal de Santa Catarina, o evento é considerado o mais importante encontro científico na área de atividade física em nível nacional. Neste ano, mais de 600 trabalhos constituíram a programação científica do congresso, sob o tema “Evidências e Boas Práticas em Atividade Física & Saúde: como estabelecer a ponte?”.    

A acadêmica de pós-doutorado do PPGE, Shana Ginar da Silva, apresentou o trabalho “Does an exercise intervention during pregnancy affect maternal and neonatal outcomes? Results from the Pamela Study - a randomized controlled trial” na forma de comunicação oral, em coautoria com os pesquisadores Marlos Rodrigues Domingues; Andréa Dâmaso; Mariângela Freitas da Silveira; Inácio Crochemore da Silva, Bruna Gonçalves da Silva e Carolina de Vargas Coll.

O trabalho premiado é parte da tese de doutorado defendida pela autora em janeiro deste ano, sob orientação do então docente do PPGE, Pedro Curi Hallal.   A apresentação contemplou os resultados do programa de intervenção com atividades físicas realizado entre gestantes da coorte de nascimentos de 2015 em Pelotas. Com o nome de PAMELA (Physical Activity Mothers Enrolled in Longitudinal Analysis), a pesquisa reuniu 639 gestantes em dois grupos: intervenção e controle. Na intervenção, 213 mulheres grávidas participaram de um programa de exercícios físicos ao longo do segundo e terceiro trimestres gestacionais, com supervisão de profissionais graduados na área de educação física. O estudo demonstrou que a prática de exercícios físicos durante a gravidez não traz riscos para a saúde do feto e do recém-nascido, como, por exemplo, prematuridade ou baixo peso ao nascer.  

No parecer da comissão organizadora do CBAFS, o prêmio é um reconhecimento ao trabalho não só pelos resultados apresentados, mas também pelo porte e metodologia até então inéditos no cenário nacional em estudos de intervenção com atividade física na gestação.




Fonte: Assessoria de Imprensa





Voltar

Veja Também


Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia - Centro de Pesquisas Epidemiológicas