Facebook

Sala de Imprensa

10/07/2017

Pesquisador da Universidade de Cambridge palestra sobre desenvolvimento da agressividade

Foto: Instituto de Criminologia da Universidade de Cambridge

 O professor da Universidade de Cambridge (Reino Unido), Manuel Eisner, vencedor do prêmio da Sociedade Europeia de Criminologia em 2017, apresenta palestra sobre desenvolvimento da agressividade nesta quarta-feira (12), às 14h, no auditório B do Centro de Pesquisas Epidemiológicas da UFPel.

Na apresentação intitulada Epidemiology, developmental trajectories, and causal mechanisms related to aggression from ages 7 to 17 (Epidemiologia, trajetória de desenvolvimento e mecanismos causais relacionados à agressão dos 7 aos 17 anos de idade), Eisner irá abordar resultados de suas pesquisas sobre violência interpessoal desenvolvidas dentro do Zurich Project on the Social Development of Children and Youth.

 

O palestrante é um dos líderes do Estudo de Zurique sobre Desenvolvimento Social de Jovens e Crianças, que acompanha o desenvolvimento social de 1.675 crianças que ingressaram na escola primária em Zurique, na Suíça, no ano de 2004. O estudo incluiu, até o mometo, sete coletas de dados principais aos 7, 8, 9, 11, 13, 15 e 17 anos de idade dos participantes. O foco do estudo recai sobre a dinâmica do comportamento agressivo, a vitimização violenta e as atitudes e percepções relacionadas à violência e à agressão.

Eisner é professor de Criminologia Comparada e do Desenvolvimento no Instituto de Criminologia da Universidade de Cambridge e diretor do Centro de Pesquisas sobre Violência na mesma instituição, Reino Unido, um dos principais centros de pesquisa criminológica em nível mundial.

O trabalho do pesquisador está centrado na explicação das causas, consequências e estratégias de prevenção da violência interpessoal. Suas pesquisas tentam responder a três questões principais: como se pode descrever e explicar a variação nos níveis de violência entre as sociedades e ao longo da história? Que mecanismos psicológicos e sociais respondem pela mudança e a estabilidade do comportamento violento ao longo da vida? Qual combinação de prevenção, intervenção e controle se mostra mais adequada para reduzir a violência interpessoal em diferentes sociedades em todo o mundo?

Na última sexta-feira (7), a Sociedade Europeia de Criminologia concedeu ao professor Manuel Eisner o Prêmio Europeu de Criminologia 2017 em reconhecimento à sua história de contribuição e pioneirismo na área de pesquisa criminológica.

A palestra de Eisner no Centro de Pesquisas Epidemiológicas é aberta ao público, e a apresentação, proferida em inglês, não terá tradução simultânea.

*Com informações do site do Instituto de Criminologia da Universidade de Cambridge

 




Fonte: Assessoria de Imprensa





Voltar

Veja Também


Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia - Centro de Pesquisas Epidemiológicas