Facebook

Sala de Imprensa

08/05/2017

Mestrado em Epidemiologia apresenta resultados da pesquisa de saúde rural em Pelotas

 O Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas realiza o seminário “Pesquisa sobre a Saúde da População Rural de Pelotas 2016: Resultados”, nesta terça-feira, 9, às 14h30, no auditório B do Centro de Pesquisas Epidemiológicas da UFPel.

Coordenadores do estudo, pesquisadores de diversas áreas da saúde coletiva, autoridades municipais, subprefeitos, líderes comunitários, e moradores da zona rural de Pelotas estarão reunidos para a apresentação e o debate dos resultados do primeiro estudo de base populacional representativo da zona rural do município. A apresentação do seminário está a cargo da coordendora adjunta do PPGE,  Helen Gonçalves.

Estão confirmadas as presenças da prefeita municipal de Pelotas, Paula Mascarenhas, da secretária municipal de saúde, Ana Costa, do secretário de desenvolvimento rural, Jair Seidel, do reitor da Universidade Federal de Pelotas, Pedro Hallal, e do pró-reitor de pesquisa e graduação da UFPel, Flávio Demarco.

"É  gratificante poder compartilhar os resultados da pesquisa científica diretamente com gestores e membros da comunidade, ultrapassando o processo de publicações de trabalhos e artigos científicos e a discussão no âmbito acadêmico", avalia o coordenador e docente do PPGE, Bernardo Horta.

Conduzida pelo Mestrado em Epidemiologia da UFPel, a Pesquisa sobre a Saúde da População Rural de Pelotas realizou entrevistas domiciliares com mais de 1,5 mil moradores na faixa etária a partir dos 18 anos de idade, entre janeiro e julho de 2016, nos oito distritos rurais do município: Monte Bonito, Cerrito Alegre, Cascata, Rincão da Cruz, Quilombo, Colônia Z3, Triunfo e Santa Silvana.

“Até então, havia pouco conhecimento das características de saúde representativas da população com 18 anos ou mais residente na zona rural. Nosso estudo preenche em parte essa lacuna, atendendo a sugestões de lideranças comunitárias da região na abordagem de alguns temas. Os resultados podem contribuir para o desenvolvimento de ações de saúde e políticas públicas adequadas às particularidades dessa população”, afirma uma das coordenadoras do estudo, a docente do PPGE, Helen Gonçalves.

Nove trabalhos de dissertação de mestrado analisaram dados coletados no inquérito populacional, que incluiu informações sobre qualidade de vida, qualidade do sono, hábitos alimentares, consumo de álcool e cigarro, depressão, obesidade corporal e abdominal, prática de atividades físicas e avaliação dos serviços de saúde.

“Chamam a atenção resultados que apontam questões típicas da realidade urbana já presentes na zona rural, como problemas de obesidade e sobrepeso e o consumo elevado de refrigerantes e açúcares”, comenta a docente.

A pesquisa dá continuidade à série de investigações de saúde da população de Pelotas, realizada a cada dois anos pelo Mestrado em Epidemiologia da UFPel desde 1999. Com coordenação das professoras Elaine Tomasi, Helen Gonçalves, Luciana Tovo Rodrigues, Maria Cecília F. Assunção e Renata Bielemann, a edição de 2016 teve a participação dos autores das dissertações, Mayra Pacheco Fernandes, Thais Martins da Silva, Rafaela Costa Martins, Caroline Bortolotto, Ana Carolina Ruivo, Roberta Hirschmann Adriana Kramer Fiala Machado, Gustavo Pêgas Jaeger e Mariana Otero Xavier, e a colaboração dos alunos Bernardo Antônio Agostini, Janaína Calu Costa, Luís Paulo Vidaletti Ruas e Maria del Pilar Flores Quispe.

O endereço do Centro de Pesquisas Epidemiológicas é rua Marechal Deodoro, 1160, entre as ruas Antônio dos Anjos e Padre Felício.

 




Fonte: Assessoria de Imprensa





Voltar

Veja Também


Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia - Centro de Pesquisas Epidemiológicas