Facebook

Sala de Imprensa

07/12/2016

Defesa de dissertação: Depressão em moradores na zona rural de uma cidade de médio porte no sul do Brasil

Título: Depressão em moradores na zona rural de uma cidade de médio porte no sul do Brasil

Banca: Christian Zanatti e Elaine Tomasi

Orientador: Helen Gonçalves

Local: Auditório Kurt Kloetzel

Data:20/12/2016

Hora:08:30hs 


Apresentador: Roberta Hirschmann

 

 

UM TERÇO DOS ADULTOS DA ZONA RURAL DE PELOTAS APRESENTA SINTOMAS DEPRESSIVOS

 

A depressão é uma doença que acomete grande parcela da população mundial, trazendo inúmeros prejuízos à vida não só dos doentes como também das pessoas com quem convive.

Estudo realizado, em 2016, investigou a prevalência dessa morbidade em 1.453 adultos residentes na zona rural de Pelotas. Os resultados mostraram que cerca de 35% dos adultos tinham sintomas depressivos e 11% poderiam ser diagnosticados com a doença. Os sintomas e o provável diagnóstico foram mais comuns em mulheres, adultos de menor escolaridade, pertencentes às classes econômicas menos favorecidas, portadores de outras doenças, que avaliaram sua saúde como sendo ruim ou muito ruim e que tinham pior qualidade do sono. O estudo é resultado da dissertação de mestrado, do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da UFPel, de autoria da aluna Roberta Hirschmann, sob orientação da Profª Dra. Helen Gonçalves e coorientação da Mestre Ana Paula Gomes.

“Apesar de a depressão ser amplamente estudada no mundo todo, são poucos os estudos que avaliam a presença desta morbidade entre adultos que residem em áreas rurais do Brasil”, relata Roberta.

De acordo com a pesquisadora, o estudo demonstra que a depressão entre moradores na zona rural é um importante problema de saúde pública e que ações preventivas são necessárias, como o rastreamento para detecção precoce dos sintomas, bem como a manutenção do tratamento para os diagnosticados.




Fonte: PPGE





Voltar

Veja Também


Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia - Centro de Pesquisas Epidemiológicas