Facebook

Docentes

Andréa Homsi Dâmaso

Name: Andréa Homsi Dâmaso

E-mail: andreadamaso.epi@gmail.com

Bachelor’s Degree in Pharmacy and Biochemistry (Catholic University of Pelotas, RS, Brazil), Bachelor’s Degree in Industrial Pharmacy (Federal University of Rio Grande do Sul, RS, Brazil), Master’s in Epidemiology (UFPel, RS, Brazil), PhD in Epidemiology (UFPel, RS, Brazil), Postdoc at the London School of Economics and Political Sciences (UK)


University graduate:Pharmacy and Biochemistry. Catholic University of Pelotas, Brazil.
Industrial Pharmacy. Federal University of Rio Grande do Sul, Brazil.
Master:Epidemiology. UFPel, 2002. “Perfil da Utilização de Medicamentos em Adultos e Estratégias de Aquisição”. Advisor: Aluísio Jardim Dornellas de Barros.

Doctorate
Epidemilogy. UFPel, 2006. “Epidemiologia do acesso aos medicamentos e sua utilização em uma população assistida pelo Programa Saúde da Família”. Advisor: Aluísio Jardim Dornellas de Barros. Sandwich PhD at
Harvard Medical School & Harvard Pilgrin Health Care. Advisors: Dennis Ross-Degnan & Anita Wagner.


Themes of interest:
Pharmaco-epidemiology
Program evaluation
Health inequalities
Cohort studies
Health expenses


Projects in progress:
1. Physical activity, body composition, and use of medication: longitudinal and transversal associations in three population-based birth cohorts.
2. Self-medication in adolescence: a study of 18 year-old 1993 Birth Cohort participants, Pelotas, RS, Brazil.
3. Comparison of adolescents from Pelotas, RS, Brazil physical activity practice by during a 6-year period.
4. Center for Equity
5. Population’s use of Unified Health System (SUS): an ethnic-epidemiological study about the process of the system’s self-exclusion.
6. The Unified Health System (SUS)’s role in the reduction of inequalities and health private cost.


Orientações em andamento Mestrado:
Avaliação da Assistência Farmacêutica no Município de Uruguaiana-RS.. Início: 2012.Raqueli Altamiranda Bittencour

Desigualdades socioeconômicas no acesso a medicamentos para tratamento de doenças crônicas entre mulheres no Brasil.. Início: 2012. Flávia Katrein (Mestrado em Organizações e Mercados)

Traumatismos alveolodentários de pacientes atendidos pelo Núcleo de Estudos e Tratamento dos Traumatismos Alveolodentários na Dentição Decídua. Vanessa Polina Pereira da Costa (Co-orientador).

Orientações em andamento Doutorado:
Conhecimento, Aceitação e Utilização dos Medicamentos Genéricos após 12 anos da sua entrada no mercado: uma avaliação de base populacional no sul do Brasil. Início: 2012.Marília Cruz Guttier

Desigualdades nos gastos catastróficos em saúde. Alexandra Crispim Boing. (Co-orientador).

Orientações concludas
Mestrado
Evolução da prática de atividade física em adolescentes de Pelotas, RS. Carolina de Vargas Nunes Coll. (Orientador)

Prevalência e fatores associados ao uso inaladores dosimetrados: estudo de base populacional na cidade de Pelotas, RS. Paula Duarte de Oliveira (Co-orientador).

Foco da profilaxia anti-rábica humana pós-exposição, no ano de 2007 em Pelotas-RS. 2010. Dóris Gómez Marcos Schuch.

Biossegurança em consultórios odontológicos públicos no Município de Alegrete - RS. 2010. Fabiana da Silva Cabreira.

Preço, disponibilidade e capacidade de pagamento de tratamentos com medicamentos em municípios do Rio Grande do Sul. 2010. Ana Paula Helfer.

Consumo de medicamentos e fatores associados: um estudo de base populacional em adultos de Florianópolis. 2010. Alexandra Crispim Boing.

Análise do custo da internação dos pacientes com AIDS em um hospital de média complexidade em Porto Alegre, RS. 2009. Claúdia de Souza Pereira Abreu.

Utilização de medicamentos em crianças na coorte de nascimentos de 2004 na cidade de Pelotas, RS - Brasil. 2009. Edilson Almeida de Oliveira.

Perfil epidemiológico e qualidade de vida em crianças e adolescentes submetidos a transplante renal em uma instituição hospitalar de Porto Alegre-RS. 2009. Lisete Spengler.

Utilização dos serviços de saúde por uma população coberta pelo Programa Saúde da Família em Porto Alegre, RS. 2008. Léia Cristiane Löelein Fernandes.

Caracterização do consumo de gorduras e sua relação com a causa do óbito em um grupo de idosos com idade superior a 80 anos no município de Veranópolis, RS. 2008. Jureci Machado Triches.

Fibras alimentares em uma população do Sul do Brasil: hábito de consumo e fatores associados. 2006. Samanta Winck Madruga.

Utilização de antimicrobianos nas unidades de saúde da família da cidade de Bagé/RS. 2006. Noemia Urruth Leão Tavares.

Estado nutricional de adolescentes residentes no sul do Brasil: um estudo de base populacional. 2004. Carmem LC Dutra.

Doutorado
Padrões alimentares em adolescentes de 15 anos de idade: determinantes precoces e contemporâneos. 2010. Samanta Winck Madruga. (Co-Orientadora)

Acesso a medicamentos em população assistida por diferentes modelos de atenção básica nas regiões Sul e Nordeste do país. 2009. Vera Vieira Paniz.(Co-Orientadora)


Voltar

Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia - Centro de Pesquisas Epidemiológicas