Facebook

Estudos

Estudos que fizeram a história

Efeito fortificação de farinha com ferro sobre anemia em pré-escolares, Pelotas,RS.

Autores: Maria Cecília Formoso Assunção; Iná S Santos; Aluísio J D Barros; Denise Petrucci Gigante; Cesar Gomes Victora. (2004 a 2006)

A fortificação de farinhas com ferro foi estabelecida por lei no Brasil, em 2004. Pesquisadores do Centro de Pesquisas Epidemiológicas de Pelotas avaliaram o impacto dessa fortificação sobre nível de hemoglobina em crianças menores de seis anos.

O estudo foi realizado em Pelotas, RS, sendo uma série temporal com três avaliações a cada 12 meses. Em maio de 2004, antes da fortificação das farinhas, foram medidos níveis de hemoglobina em amostra probabilística de 453 crianças. Após 12 e 24 meses, foram estudadas amostras de 923 e 863 crianças, respectivamente.

Os três grupos estudados foram comparáveis em relação a características demográficas e socioeconômicas. Nenhum efeito da fortificação foi observado nos níveis de hemoglobina das crianças estudadas, o que pode ser parcialmente explicado pelo consumo insuficiente de farinhas e/ou pela baixa biodisponibilidade do ferro adicionado.


Voltar

Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia - Centro de Pesquisas Epidemiológicas