Facebook

Estudos

Estudos que fizeram a história

Curvas de Crescimento

Criado novo padrão das curvas de crescimento adotado pela Organização Mundial de Saúde.

Pesquisadores do CPE, junto a cientistas de outros cinco países, desenvolveram um instrumento internacional de referência do crescimento de crianças com até cinco anos de idade. O Estudo coordenado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) pesquisou 8.500 crianças do Brasil (Pelotas), Estados Unidos (Davis), Ghana (Accra), Índia (Nova Deli), Noruega (Oslo) e Oman (Muscat).

O Brasil foi incluído neste estudo para representar a América Latina com base em diversos critérios, como estudos epidemiológicos, localização geográfica das comunidades, presença de instituição de pesquisa capacitada, entre outros.

A coleta de dados para todo o estudo teve início em 1997 e foi finalizada em 2003, contendo informações da população infantil da cidade de Pelotas no Rio Grande do Sul.

Essa Curva de Crescimento constitui um importante instrumento técnico para medir, monitorar e avaliar o crescimento de todas as crianças de 0 a 5 anos, independente da origem étnica, situação socioeconômica ou tipo de alimentação.


Voltar

Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia - Centro de Pesquisas Epidemiológicas